Solidariedade

Adotar um cavalo ou um boi? DF tem projeto para animais de grande porte

Projeto da Secretaria de Agricultura quer estimular a adoção de animais de grande porte apreendidos em fiscalizações ou encontrados em situação de abandono

O abandono também é uma realidade cruel para animais que nem sempre são observados com cuidado pela sociedade. Cavalos, mulas, bois e gado, por exemplo, são encontrados em situações de maus-tratos e precisam de um lar que ofereça uma vida digna. Pensando nisso, um projeto coordenado pela Secretaria de Agricultura do Distrito Federal está incentivando adoções de animais de grande porte.

O programa Adote um Animal está disponível para moradores do DF que possam dar condições de cuidado para esses animais. Os interessados nos bichos para finalidades como montaria, equoterapia, passeio ou até estimação devem preencher o formulário e termo de responsabilidade disponibilizado pela secretaria.

O documento esclarece que os animais não podem ser vendidos e os candidatos a adotantes não podem ter ter histórico de maus-tratos ou serem proprietários de bichos apreendidos no passado. Também é preciso declarar que há um local adequado e seguro para abrigo.

“A gente busca também sensibilizar a sociedade para a importância do acolhimento desses animais. Muito se fala sobre a adoção de animais de estimação, mas também precisamos que a sociedade olhe para os animais de grande porte que também precisam de garantias para o seu bem-estar. Os cavalos, os muares, bovinos e bubalinos são animais que também precisam de acolhimento”, ressalta a subsecretária de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura do DF, Danielle Araújo.

As pessoas que adotarem algum animal de grande porte vão receber o certificado Amigo do Animal, que pode ser utilizado em campanhas de marketing. A Seagri também lembra que quem não tem interesse na adoção, mas quer ajudar, pode realizar doações de alimentos, exames ou contribuir com melhorias estruturais no curral da secretaria.