Obras

Setor de Embaixadas Norte ganha novos lotes, praça e ciclovia

A licitação, prevista para 23 de outubro, visa contratar empresa para elaborar os projetos básicos e executivos, além de complementar a drenagem pluvial e pavimentação da área

O Setor de Embaixadas Norte (SEN) será ampliado com mais 21 unidades habitacionais para a construção de representações diplomáticas de outros países. A expansão que ocupará 593.723,53 m², contará com uma praça e um parque rodeado de ciclovias.

Na última semana, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) publicou no Diário Oficial do DF (DODF) um aviso de abertura de licitação para contratar uma empresa que elabore os projetos básicos e executivos, além de complementar a drenagem pluvial e pavimentação locais. A concorrência ocorrerá em 23 de outubro.

Os interessados deverão comparecer à Terracap, às 10h, para a abertura das propostas. O participante com a oferta de menor preço ganhará o certame. Os lotes do edital foram doados à União, e cabe ao governo federal dar destinação aos imóveis e executar as obras. O GDF também vai colaborar com o processo.

Aguá, luz e esgoto

O projeto de pavimentação e de drenagem, assim como os de abastecimento de energia e de água e esgotamento sanitário, visa atender à condição estabelecida pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) para a obtenção de Licença de Implantação, que permite o início das obras.

O projeto de energia está em processo de elaboração por servidores da Terracap; e o de água e esgoto, pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb). Ambos têm a expectativa de conclusão em 90 dias.

Segundo a Terracap, a obra atenderá a uma demanda dos comandos da Marinha do Brasil e da Aeronáutica que, por determinação do governo federal, deverão desocupar os edifícios da Esplanada dos Ministérios. E ainda, os novos terrenos expandirão o espaço para embaixadas na capital federal.

Parque Internacional da Paz

O GDF assinou decreto que aprovou o projeto urbanístico de parcelamento para a segunda etapa do SEN em 2017. São 18 lotes de uso institucional/prestação de serviços para embaixadas e outros órgãos e três com uso comercial de bens e serviços/prestação de serviços/institucional. Os terrenos das embaixadas terão cerca de 20 mil m² cada um.

A segunda etapa do Setor de Embaixadas Norte ganhará a Praça e o Parque Urbano Internacional da Paz. O parque, de 65,3 mil m², será rodeado por uma ciclovia. Na área interna, haverá uma bacia de contenção para águas pluviais e um espaço dedicado a esculturas. A proposta é que o local seja criado com a cooperação das embaixadas.

Divulgação/Agência Brasília - Na área demarcada, está prevista a construção de uma praça e um parque com ciclovias

O projeto também trata da acessibilidade e pontua a necessidade de construção de plataformas elevadas nas entradas e saídas de veículos, e nos bolsões de estacionamento, a fim de criar um nível contínuo das calçadas para facilitar a circulação de pedestres.