EDUCAÇÃO

Para evitar aglomerações, UnB não realizará vestibular

A Universidade de Brasília (UnB) decidiu suspender em 2020 o tradicional vestibular. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) discutiu o tema e avaliou que a decisão é o caminho mais adequado durante a pandemia do novo coronavírus, pois a realização das provas geraria aglomerações. A avaliação havia sido adiada por tempo indeterminado em abril, e desde então a UnB analisava como seriam realizadas as seleções deste ano. Com a suspensão, a instituição prepara um edital de ingresso utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019.
Os interessados em concorrer a uma vaga poderão se inscrever de forma gratuita em uma página da web da universidade, que deve ser divulgada em breve. O processo seletivo “Acesso Enem UnB” vai preencher cerca de 2.100 vagas. Os aprovados começam os estudos no 2º semestre de 2020, previsto para ter início em 1º de fevereiro de 2021. O vestibular da instituição passou a ser realizado apenas no meio do ano desde 2014. Em 2019, a UnB passou a não adotar mais o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como ferramenta de seleção de novos alunos.
Ainda não foi definido se haverá realização de provas de habilidades específicas neste ano, para os cursos de música e arquitetura, por exemplo, mas a UnB vai prorrogar o prazo das certificações que perderam a validade em 2019 e 2020. Para a próxima semana, duas datas importantes foram definidas. Na terça-feira, a instituição vai divulgar o nome dos convocados dos processos seletivos Vestibular Indígena, Vestibular para Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc) e Programa de Avaliação Seriada (PAS) referente a 2017-2019. Na quinta-feira, vão ser lançados editais para a Transferência Facultativa (TF) e para o programa Portador de Diploma de Curso Superior (DCS), que utilizam como critério as notas do Enem dos últimos cinco anos.

PAS

A UnB divulgou, também, que ainda não há uma data para o lançamento dos editais do PAS 1, 2 e 3, e que a seleção vai ser realizada apenas em 2021. É importante lembrar que, nesse caso, o ingresso será para o 1º semestre de 2021, que ainda não tem data de início definida. “A Universidade está planejando com muita cautela os processos seletivos, tanto porque é preciso evitar aglomerações quanto porque se faz necessário garantir equanimidade na realização de ações por via digital. Tão logo a Universidade tenha uma decisão sobre o PAS, a comunidade será informada pelos canais oficiais”, detalhou a Administração Superior, em nota. O retorno às atividades presenciais será definido quando as autoridades de saúde do DF e o Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da UnB (Coes) considerarem viável diante do cenário da pandemia.