Brasília vai ganhar soluções que contribuem com a sustentabilidade do planeta, produtos e serviços inteligentes que atendem às necessidades do armazenamento e coleta de resíduos sólidos. O serviço vai ser apresentado nesta quarta-feira (7/10) pela Lurb Solution Ambiental, que presta serviços para diversas empresas privadas do DF, entre bares, hotéis e restaurantes, além de unidades terceirizadas que atendem ao Governo do Distrito Federal.
De acordo com Paulo Celso dos Reis, professor da Universidade de Brasília (UnB) e colaborador da Lurb Solution, o modelo de armazenamento semienterrado de resíduos sólidos utilizado pela Lurb foi desenvolvido na Finlândia há mais de 30 anos.
“Agora, além do sistema que já oferecemos, também desenvolvemos o projeto de um caminhão coletor multifuncional, totalmente inovador, e com menor custo porque é operado por apenas um condutor para a coleta dos resíduos sólidos. Numa época em que a discussão sobre todo o sistema do que fazer com o lixo abrange questões que vão desde o acondicionamento até o descarte correto e que não prejudique o ecossistema, nós oferecemos produtos e serviços que favorecem tanto a economia quanto o meio ambiente”, explica Paulo Celso, que também é ex-diretor do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e ex-subsecretário de Meio Ambiente.
O finlandês Eerikki Riippa, CEO da Deep Solution S.A., a empresa proprietária da tecnologia dos semienterrados, acentua que a Lurb Solution Ambiental é a distribuidora exclusiva no Centro Oeste. “Juntos, nós atenderemos todo o Centro Oeste, mas, principalmente o Distrito Federal, tendo em vista o seu grande potencial. O nosso caminhão adaptado vai agregar ainda mais valor às tecnologias que queremos implementar no DF e que já oferecemos há 20 anos no Sudeste (principalmente no Rio de Janeiro e em Niterói), onde temos diversos equipamentos instalados”, conta.
O SLU utiliza os novos equipamentos
O SLU já está utilizando alguns equipamentos da Lurb Solution em alguns bairros da capital, a exemplo do Altiplano Leste e Riacho Fundo 1 (Colônia Agrícola Sucupira).
A meta é instalar papa lixos em 382 pontos do DF, com o objetivo de otimizar o serviço prestado pelo SLU. Atualmente, 101 estão em funcionamento com o apoio e conscientização da população para o descarte consciente do lixo. Os locais de instalação dos contêineres semienterrados foram escolhidos estrategicamente para atender regiões de difícil acesso, onde, muitas vezes, ocorre o descarte irregular.
Serviço
Site: http://lurbsolution.com.br/
Mídias sociais:@lurbsolutiondf