TRAGÉDIA

Menino de 10 anos morre em incêndio

Um incêndio na Rua Hugo Lobo, em Planaltina (DF), resultou na morte de uma criança, na manhã de ontem. Leonardo Barbosa, 10 anos, estava na casa da avó materna, a pastora Maria das Graças Barbosa, 70, quando as chamas começaram. A mãe dele, Luzinete Costa Silva, 49, também estava no imóvel, foi socorrida e levada para o hospital, com queimaduras. O incidente mobilizou 25 militares de dois batalhões do Corpo de Bombeiros. As equipes conseguiram entrar na residência e resgatar o menino, mas, ele estava sem vida.
Leonardo morava na Cidade Ocidental (GO) com a mãe. Os dois tinham ido visitar Maria das Graças em Planaltina. A pastora não estava com eles na hora do acidente, ela fazia visitas missionárias na região e correu para casa ao receber a notícia. “Ligaram informando sobre a tragédia. Triste é ver minha filha sofrendo e perder o neto. Não estou pensando na casa. Estou pensando em como vai ser a vida daqui para a frente sem ele. Eles sempre vinham para cá, éramos muito unidos”, lamentou Maria das Graças.

Resgate

Com quatro cômodos, o imóvel de alvenaria ficou completamente em cinzas. Kléber Lopes, 40, um dos moradores da rua, tentou ajudar a família. Acompanhado de outros vizinhos, ele conseguiu quebrar o portão e tirar Luzinete da casa. Ela deu entrada no Hospital Regional de Planaltina (HRPl) consciente e orientada, com queimaduras nos braços, nas pernas e no tórax. “Chegamos a jogar água na residência com baldes e mangueiras, mas não adiantou muito”, contou Kléber.
À tarde, uma equipe da 16ª Delegacia de Polícia (Planaltina) visitou o local para investigar as circunstâncias que provocaram o fogo. Maria das Graças acredita que a criança possa ter causado o incêndio sem querer, pois o menino “gostava de brincar com fogo”. O Correio tentou contato com o delegado responsável pelas investigações, mas não teve retorno até o fechamento desta edição. Além do caso de Planaltina, o Corpo de Bombeiros atendeu, ontem, outros seis chamados relacionados a incêndios em edificações. Os demais não deixaram feridos.