Vai ter benção dos animais sim! O anúncio circulou nas redes sociais e animou os devotos de São Francisco de Assis, no Distrito Federal. Por conta das restrições impostas pela pandemia mundial do novo coronavírus, havia dúvida se, neste ano, a tradição da benção dos pets seria mantida. E a decisão dos responsáveis pelo Santuário São Francisco de Assis foi fazer a cerimônia neste domingo (4/10), mas com as devidas medidas de segurança.
São várias alterações no rito religioso. A primeira delas é que as bençãos foram divididas em dois turnos. A primeira ocorreu entre 9h e 10h30. A segunda, será das 5h30 às 16h30. Difernetemente dos anos anteriores, os animais não poderão entrar na nave. A cerimônia está acontecendo na Casa de Formação, no estilo drive-thru. Os donos do pet podem levá-los a pé ou de carro.
O bancário Sérgio Rocha, de 52 anos, levou a shih-tzu Hannah, de 10 anos, e o american staffordshire terrier Steve, de seis anos, para receber a benção no santuário. "Eu fiz parte da juventude franciscana, então, é algo importante para mim. Há quatro meses perdi meu irmão para a covid-19, e ele era apaixonado por animais, então, também vim em homenagem a ele", relata o morador do Lago Sul, emocionado.
Para o frei João Benedito Ferreira de Araújo, a data é importante, pois "consolidamos a nossa fé. São Francisco tinha essa ligação com os animais, em chamá-los para louvar a Deus, e reconhecer que os animais tem o direito podem adorar a Deus."
Serviço
Quando: Domingo (4/10)
Onde: Santuário São Francisco de Assis, 915 Norte
Horário: Das 9h às 10h30 e das 15h30 às 16h30
Mais informações na secretaria do Santuário: (61) 3347-7039