AÇÃO SOCIAL

Atendimento gratuito no Sol Nascente

Cerca de 15 mil moradores de três regiões administrativas do Distrito Federal serão atendidos em uma série de ações sociais do Serviço Social do Comércio no Distrito Federal (Sesc-DF). Ontem, na estreia do Vila Sesc Mais Saúde, o Sol Nascente recebeu profissionais de saúde, das 9h às 15h, que realizaram exames preventivos ginecológicos, consultas de clínica geral e a aplicação de 2,5 mil testes para detecção da covid-19. Os atendimentos continuam hoje e, nos próximos fins de semana, a ação chegará ao Itapoã e ao Riacho Fundo 1.
A estrutura conta com 20 pontos de coleta de testes para detecção do novo coronavírus, cujos resultados sairão em até 24 horas. Laboratório parceiro é responsável pela emissão dos laudos. Há, ainda, seis consultórios médicos para atendimentos em clínica geral e quatro para exames de papanicolau e mamografia, voltados a mulheres de 25 a 64 anos. Nesse caso, os resultados ficarão disponíveis em até uma semana. Os moradores que passam pela vila também recebem lanche e kit com máscara protetora e preservativo.
A intenção, segundo o presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia, é tornar a ação permanente. “Esse trabalho social do Sesc-DF é importante porque atende a comunidade mais vulnerável do Distrito Federal, principalmente neste momento de pandemia em que a maioria das pessoas nessas cidades não têm acesso à testagem e à assistência médica”, disse.
Rosineide Rodrigues Batista foi uma das moradoras contempladas, fez teste para detecção do novo coronavírus e exame ginecológico. Não tenho condições de pagar um exame, estou desempregada, tenho três filhos e não consegui atendimento antes”, conta. Ela vive no Sol Nascente há 11 anos e está desempregada há mais de quatro meses em razão da pandemia.

Apoio

Quarenta militares das Forças Armadas e Fuzileiros Navais de Brasília prestaram apoio à ação. A Secretaria de Saúde do DF deu auxílio técnico e a Administração Regional da cidade também apoiou o evento. Os atendimentos são feitos por equipe multidisciplinar de profissionais das coordenações de Assistência, Serviços de Alimentação e Nutrição, Serviços Odontológicos e Serviços Médicos e Educação em Saúde do Sesc-DF e das áreas de logística e administrativa da entidade.
Também estiveram presentes à vila ontem o diretor regional do Sesc-DF, Marco Túlio Chaparro, a diretora da área de Programas Sociais do Sesc-DF, Nina Fontes, e autoridades políticas e militares. Durante o mês, 15 mil testes de covid-19 devem ser aplicados, 420 consultas em clínica geral realizadas e 900 mulheres atendidas com exames preventivos.