A Fundação Jardim Zoológico de Brasília reabriu as portas nesta quinta-feira (1º/10). E quem acha que o calorão impediu os brasilienses de visitar os bichinhos, se engana. Várias pessoas passaram pelo local, sempre respeitando as medidas de segurança no combate ao coronavírus.
No início da manhã, os animais ainda estavam tímidos e apareceram pouco ao público. Foram seis meses sem visitação, devido decreto do Governo do Distrito Federal (GDF). Por volta das 11h, era possível ver alguns bichinhos desfilando a beleza e fazendo charme para os visitantes.
Gêmeos, os irmãos Lucas Reis e Davi Reis, 6 anos, foram ao Zoológico a caráter. Cada um estava com máscara de algum animal: um de urso e outro de jacaré. Na hora de escolher o bicho preferido, bateu a dúvida. “Ainda estou escolhendo. Mas, gosto mais do alce e do Leão”, disse Lucas.
Para que o passeio fosse divertido e sem grandes interferências da seca, o pai dos meninos, o pastor Alexandre Reis, 41, foi preparado. “Muita água. Viemos de carro para não precisar andar muito debaixo de sol quente e dinheiro para comprar sorvete e picolé. O bom é que o zoológico tem uma boa estrutura e a gente consegue ficar mais tranquilo aqui”, afirmou.
Embora o espaço esteja liberado, a visitação deve seguir normas rígidas de medidas sanitárias. O número de pessoas, por exemplo, está limitado a até 1,5 mil. O distanciamento social é fundamental.
De acordo com o Decreto nº 41.260, que regulamenta a reabertura do Zoológico de Brasília, a limpeza dos ambientes será mais constante, especialmente das áreas comuns, para diminuir o risco de contaminação pela covid-19. Apesar de oferecer bebedouros, é recomendado que os visitantes levem garrafinha de água.
Veja a lista de quais medidas de seguranças deverão ser adotadas:
1. Cumprimento dos protocolos e medidas de segurança gerais estabelecidos no art. 5º do Decreto Nº 40.939, de 02 de Julho de 2020;
2. Funcionamento de quinta-feira a domingo e feriados, das 9h às 17h;
3. Restrição da capacidade de visitantes do zoológico limitado a ocupação máxima de 1.500 pessoas;
4. Disponibilizar, na entrada, na saída e em diversos locais do zoológico, dispensadores
com álcool 70% ou preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar, para
higienização das mãos.
5. Promover a organização das filas na bilheteria, na entrada, na saída e no acesso às
atrações, de maneira que respeite o limite mínimo de 2 metros de distanciamento entre os visitantes;
6. Organização dos espaços físicos, garantindo a distância mínima entre participantes e
grupos de participantes, limitados a seis pessoas;
7. Realizar a limpeza e desinfecção, de forma frequente, de áreas de uso comum tais como
banheiros, lanchonetes, centros socioculturais e congêneres;
8. Proibir a utilização de equipamentos de uso comum que não forem higienizados;
9. Garantir que, no local, haja ampla divulgação, com informações claras e precisas sobre as medidas obrigatórias de proteção e os perigos sobre o contágio pelo novo coronavírus.
10. Manter fechadas as atrações com interações entre os visitantes, as quais não permitam
condições para manutenção do distanciamento social.
11. Garantir que, para cada 100 visitantes presentes no local, exista, no mínimo, um profissional capacitado e qualificado para instruir, fiscalizar e fazer cumprir as regras descritas no protocolo.
12. A comercialização e o consumo de bebidas e alimentos deverão respeitar os protocolos
e as mesmas medidas de segurança determinados para bares e restaurantes;
13. Higienizar cardápios após a utilização pelo cliente (os cardápios deverão ser revestidos de material que possibilite a higienização, ou expostos em lousas, ou aplicativos eletrônicos que possam ser acessados, por meio de QR Code no celular).
Serviço
Visitação Zoológico de Brasília;
Dias: Quinta a domingo e feriados
Horários: 9h às 17h;
Valor da entrada: R$ 5, meia entrada;