Novembro Roxo

Equipe do Hospital de Ceilândia realiza ensaio fotográfico de bebês prematuros

O ensaio acontece em comemoração ao mês da prematuridade. Fotos do médico pediatra neonatologista Ricardo Khalil Lamia ilustram a 5ª edição da campanha

Michel Pires*
postado em 30/10/2020 19:52
     -  (crédito: Ricardo Lamia/Hospital Regional de Ceilândia)
- (crédito: Ricardo Lamia/Hospital Regional de Ceilândia)

No Hospital Regional de Ceilândia (HRC), bebês prematuros são modelos em um ensaio fotográfico promovido pela equipe de neonatologia. As fotos do médico pediatra neonatologista Ricardo Khalil Lamia ilustram a 5ª edição da campanha Novembro Roxo do hospital, que promove ações para levar às pessoas informações importantes sobre o nascimento prematuro.

As mais de 700 fotos capturaram 25 pacientes da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HRC, a UTI onde os prematuros recebem os devidos cuidados. Os cliques reforçam a importância do contato pele a pele para a criação de um maior vínculo afetivo com as mães, maior estabilidade térmica e melhor desenvolvimento. As imagem são, também, uma oportunidade para aquelas mães que ainda não puderam segurar seus filhos devido a complicações relacionadas ao nascimento prematuro.

Foi o caso de Milane Santos Silva, moradora de Ceilândia e mãe das gêmeas Mariana e Manuela, nascidas com 34 semanas de gestação. “Essa é a primeira vez que pego as duas juntas”, disse, emocionada. Para Milane, o ensaio foi também oportunidade para criar laços afetivos com as filhas de quatro dias, que ainda ganhavam peso na UTI quando a mãe recebeu alta dos médicos.

“Esse ano, por conta da pandemia, [os fotógrafos profissionais] não puderam comparecer e as tutoras do método Canguru (política pública de atenção Humanizada ao recém-nascido de baixo peso, do Ministério da Saúde, que visa estabelecer e valorizar o vínculo mãe e filho), me convidaram para as fotos. Elas ajudaram a preparar as mães e a posicionar os bebês, com todos os cuidados que já tínhamos antes, [como] lavagem de mãos e álcool em gel, para a tomada das fotos”, contou ao Correio o médico e fotógrafo do ensaio, Ricardo Khalil Lamia.

Os bebês usaram laços feitos e doados por uma médica da equipe, sapatos doados por uma ONG e tops confeccionados pela fábrica social do GDF, especialmente para este evento. A campanha do Novembro Roxo tem seu clímax em 17 de novembro, Dia Mundial da Prematuridade. Confira algumas fotos do projeto:

  • As mães tiraram fotos com e sem máscara
    As mães tiraram fotos com e sem máscara Ricardo Lamia/Hospital Regional de Ceilândia
  • Bêbe prematuro e mãe
    Sem máscara, apenas para registrar esse momento só delas Ricardo Lamia/Hospital Regional de Ceilândia
  • Bêbe na encubadora
    Alguns, devido a complicações, precisaram permanecer na encubadora Ricardo Lamia/Hospital Regional de Ceilândia
  • Gêmeos
    Outros, tiveram a oportunidade de estar juntos à mãe pela primeira vez na vida Ricardo Lamia/Hospital Regional de Ceilândia
  • Fotógrafo e bebê
    Ricardo Lamia/Hospital Regional de Ceilândia
  • Bebê prematuro
    Ricardo Lamia/Hospital Regional de Ceilândia

 

*Estagiário sob a supervisão de Adson Boaventura

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação