Meio Ambiente

Caminhoneiro é autuado por transporte ilegal de madeira

Polícia Militar abordou motorista, que carregava jacarandá e angico, em São Sebastião. O transporte era ilegal porque o caminhoneiro não tinha autorização exigida por lei

Jéssica Moura
postado em 30/10/2020 11:51 / atualizado em 30/10/2020 11:51
O motorista não tinha autorização para o transporte da madeira -  (crédito: Divulgação/PMDF)
O motorista não tinha autorização para o transporte da madeira - (crédito: Divulgação/PMDF)

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) autuou um caminhoneiro que transportava uma carga de madeira pela DF-251, que corta o Núcleo Rural Aguilhada, em São Sebastião. No caminhão havia troncos de jacarandá e angico, que foram apreendidos.

Como o motorista não tinha autorização para transportar o produto florestal, ele foi autuado pelos agentes, mas assinou um termo circunstanciado e foi liberado. A abordagem do veículo foi às 16h30 dessa quinta-feira (29/10), durante uma patrulha do Grupamento de Operações no Cerrado (GOC).

A Lei nº 9605/98 define pena de seis meses a um ano de prisão e pagamento de multa para quem cometer esse crime ambiental. Pela lei, é proibido o comércio de madeira, lenha, carvão ou outros produtos de origem vegetal sem licença, inclusive para o transporte e armazenamento.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação