A chuva forte que atingiu o Distrito Federal na noite dessa quinta-feira (22/10) deve se repetir nesta sexta-feira (23/10), prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ao longo de todo o dia, o céu deve permanecer nublado, com poucos pontos de abertura de sol em todo o DF.
"Não se descarta no período da tarde, com o aumento da temperatura, pancadas de chuvas acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento", explica o especialista Heráclio Alves. Na madrugada, a temperatura mínima foi de 18°C e a máxima deve chegar os 26°C nas horas mais quentes da tarde, período em que são esperadas as chuvas mais intensas. A umidade vai variar entre as taxas de 100% e 45%. "Essa condição é bem confortável e favorável para a ocorrência de pancadas de chuva", frisou.
Um corredor de umidade vindo da região Norte do país impacta nas chuvas do Centro-Oeste. "Estamos com volumes de chuva bem expressivos já", pondera Alves. Ao longo deste mês, o maior volume pluviométrico foi registrado no Gama. Por conta das chuvas intensas e das rajadas de vento, que devem ser 30 km/h em média, o Inmet emitiu um alerta de perigo para o DF.
"Evitar durante esse período ficar em locais abertos pela queda de árvores, que pode causar acidente, se proteger em áreas mais seguras", recomenda o meteorologista.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.