A Secretaria de Turismo do Distrito Federal comunicou, nesta quinta-feira (22/10), o cancelamento do edital para exposição de produtos artesanais no Pátio Brasil Shopping. O chamamento havia sido publicado em 9 de outubro, mas foi questionado por artesãos e entidades do setor.
A Federação das Associações dos Artesãos do DF (Faarte-DF) e Entorno e a Associação dos Artesãos do Núcleo Bandeirante enviaram ofícios à secretaria pedindo a revisão de diversas exigências do chamamento, tais como a inscrição no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), a proibição da participação de Microempreendedores Individuais (MEI) e a impossibilidade de mais de um artesão em uma família se inscrever no projeto.
Segundo informações dos ofícios apresentados, 90% dos artesão não possuem cadastro no Sicab, muitos são MEI por questões de segurança trabalhista e é muito comum que pessoas tenham parentes que sejam membros da administração pública.
"O edital teve muita exigência. Estava dentro da lei, só que não condizia com a realidade do artesão", afirma Herbert Amorim, presidente da Faarte-DF.
A decisão pelo cancelamento do edital foi comunicada após reunião, em 20 de outubro, entre a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, e equipe, e representantes do setor. Estavam presentes no encontro Hebert Amorim, presidente Faarte-DF, Josy Fernandes de Medeiros, do Grupo Concretamente Brasília, Lúcia de Fátima Valério Cruz, da Associação Sudoeste/Octogonal de Artesanato Solidário, e Maria do Socorro Silva, da Associação dos Artesãos do Núcleo Bandeirante.
Um novo edital deve ser publicado em breve com alterações. O objetivo é selecionar artesãos para participar de exposição e comercialização de produtos artesanais em loja cedida em comodato no Pátio Brasil Shopping.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.