Cinquenta e cinco galos foram apreendidos em uma operação deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), nesta quinta-feira (15/10), em uma chácara em Brazlândia. A ação foi coordenada pela 18ª Delegacia de Polícia.
Segundo o delegado-adjunto da 18ª DP, Ronney Teixeira, alguns dos animais eram criados desde o nascimento e, em seguida, treinados para participar de rinhas. Outras aves eram compradas em outros lugares e levadas para a chácara. "Conseguimos constatar que alguns dos galos tinham lesões na cabeça e no peito, lesões comprovatórias das brigas", detalhou.
Ao chegarem no endereço, os policiais localizaram os galos acondicionados em gaiolas estreitas, com pouca ventilação. O ambiente era sujo e não atendia às normas sanitárias, conforme explicou o delegado. "Os treinamentos pelos quais esses animais passam envolvem abusos físicos e ferimentos, nada mais sendo do que uma vida de sofrimento e dor para o destino de lesões e morte", disse o investigador.
O tutor dos animais, um homem de 39 anos, está preso pelo crime de tráfico de drogas e, além desse delito, foi indiciado pelo crime de maus-tratos, estando sujeito a uma pena de detenção de três meses a um ano, por cada animal abusado.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.