Operação Pacificação

Polícia prende suspeitos de comandar ‘Tribunal do Crime’ no DF

Agentes da 35ª Delegacia de Polícia (Sobradinho II) cumpriram mandados contra acusados de homicídios, tráfico e organização criminosa

Alan Rios
postado em 09/10/2020 11:16 / atualizado em 09/10/2020 11:18
Denúncias sobre o grupo podem ser feitas de forma anônima
 -  (crédito: Divulgação/PCDF)
Denúncias sobre o grupo podem ser feitas de forma anônima - (crédito: Divulgação/PCDF)

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira (9/10) a Operação Pacificação em Sobradinho II. Na ação, agentes da 35ª Delegacia de Polícia (Sobradinho II) cumpriram sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão contra acusados de homicídio, tráfico e organização criminosa. Os investigadores suspeitam que o grupo comandava um “Tribunal do Crime” na região.

A operação ocorreu no Bairro Vila Rabelo, em Sobradinho II e em Formosa/GO. “Existia um verdadeiro Tribunal do Crime. Há uma investigação em andamento de que uma pessoa foi assassinada por integrantes da suposta organização por atentar contra interesses do bando. Ele teria roubado um carro e levado ao local, o que ‘trouxe a polícia’. Ele foi julgado e exterminado”, explicou o delegado Raniery Leal.

Também foram presas em flagrante duas pessoas por tráfico de drogas e uso de substância entorpecente. A polícia apreendeu porções de maconha, cocaína, uma balança de precisão, R$ 1.300 em dinheiro e três agendas com anotações de vendas do tráfico. No celular de um dos envolvidos, os investigadores encontraram diversas conversas com usuários a respeito de negociações de drogas.

Uma pessoa que não era alvo de mandado tentou fugir durante a abordagem e correu para uma área de mato extenso, mas o helicóptero da Polícia Civil encontrou o suspeito. O homem apontado como líder da organização estava em Formosa. O nome da operação faz referência aos pedidos da população por mais segurança no local.

A investigação apontou ainda que existe uma “lei do silêncio” praticada pelos criminosos, que ameaçam quem tenta registrar ocorrências. A PCDF lembra que denúncias podem ser feitas de forma anônima, pelo telefone 197 ou pelo site da corporação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação