Em agenda oficial deste sábado (3/10), o governador Ibaneis Rocha (MDB) visitou a Feira dos Importados. O objetivo da ida ao polo de compras, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), era ouvir as reivindicações de comerciantes e trabalhadores, antes da reunião oficial com a cúpula do governo, marcada para a próxima terça-feira (6), com as secretarias de Transporte e Mobilidade, e de Segurança Pública.
Ibaneis chegou acompanhado do vice-governador, Paco Britto, e de aliados. A primeira parada foi em uma pastelaria. Após lanche, o chefe do Executivo local passou a visitar outras bancas, onde comprou um Iphone 11 Pro Max, boné e fones de ouvido.
"Decidimos vir até aqui para ouvir deles quais são as necessidades dos comerciantes, pois sabemos da importância da Feira dos Importados para o Distrito Federal. O espaço se tornou um ponto turístico, e muitas pessoas que visitam a capital, aproveitam para conhecer o local também. Mas sabemos que há a demanda por melhorias", explica.
Para a vendedora Jessica Dayse, de 30 anos, a principal reivindicação é a reabertura dos portões da feira. "Com a pandemia, passamos muito tempo sem trabalhar e, consequentemente, sem nossa renda. Quando retomamos as atividades, o espaço não foi completamente aberto para o público, o que dificulta a retomada das vendas", afirma a moradora de Valparaíso de Goiás.
Aos feirantes, o governador garantiu a reabertura de todos os portões da Feira dos Importados, e também destacou pontos que serão debatidos em reunião oficial. "Já autorizamos a abertura de todos portões hoje (3/10). Mas recebemos outras demandas de extrema importância, como a questão do transporte público para os trabalhadores. Muitos informam que, após o serviço, precisam caminhar para a Estrutural para conseguir pegar o ônibus, por exemplo", informa.
Segundo Ibaneis, o tema será debatido com a Secretaria de Mobilidade para que se encontre a melhor alternativa. "Ainda, faremos um estudo com a Segurança Pública para a instalação de câmeras de segurança ao redor de toda a Feira dos Importados, assim como no Setor de Indústria", ressalta Ibaneis Rocha.
"Outro ponto a ser discutido é a questão dos ambulantes ilegais ao redor da Feira dos Importados, que atrapalha na movimentação econômica dos comerciantes legalizados, dentro do espaço. Visamos a retirada desse grupo, e analisaremos se será o caso de encaminhá-los para outros pontos, para que continuem com as atividades", destaca.
O chefe do Buriti salienta que as visitas às feiras do Distrito Federal prosseguirão, aos sábados. Inicialmente, a previsão é que, no próximo fim de semana (10), os comerciantes da Feira dos Importados do Núcleo Bandeirante receberam Ibaneis Rocha.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.