O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está fechado para acesso de visitantes, a partir desta sexta-feira (2/10), devido aos incêndios que consomem a vegetação. Segundo a SociParques, concessionária que administra o local, o fechamento deve permanecer até, pelo menos, domingo (4/10).
Nas redes sociais, a empresa informou que o fogo está próximo à área de visitação. "Brigadistas de incêndio do Parque e voluntários, coordenados pelo ICMBio, atuam desde a manhã de quinta-feira para que o fogo seja controlado o quanto antes e cause os menores danos ao local e à região."
O Correio procurou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e aguarda posicionamento.
Voluntários
Enquanto os incêndios florestais seguem castigando o cerrado, brigadistas voluntários trabalham para combater o fogo que consome a Chapada dos Veadeiros. Para manter o trabalho, no entanto, eles pedem ajuda com infraestrutura, alimentos, bebidas e combustível.
A Associação Rede Contra Fogo criou pontos de doações em Brasília e na Vila São Jorge, para quem quiser ajudar. As doações mais urgentes são de alimentos para lanches rápidos e fáceis de carregar, equipamentos de segurança para o combate e combustível.
Os voluntários montaram uma lista com sugestões de lanches, incluindo biscoitos, pão de forma, sucos, frutas e água. Os voluntários também aceitam doações em dinheiro, mas, pela dificuldade de encontrar os equipamentos, pedem que, quem puder, faça as doações do material já comprado.
Pontos de entrega de doações em Brasília
404 Sul
Renata Leal - (61) 99253 - 5153
705 Norte
Vinicius - (61) 98199-4915
206 Norte
Manifesto Coworking
3247-5284
Pontos de entrega de doações na vila São Jorge
Pousada Shanti
(62) 99968 - 1569
Rua 3 Quadra 10 Lote 1
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.