Meio ambiente

Família de saruês é resgatada na 403 Norte; assista a vídeo

Os animais estavam entre os blocos J e K da 403 Norte. A mamãe saruê, que estava bastante debilitada, foi conduzida por policiais militares para o Hospital Veterinário do Zoo de Brasília

Na manhã desta quarta-feira (28/9), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) resgatou uma família de saruês na Quadra 403 da Asa Norte. A mãe estava bastante debilitada e foi conduzida ao Hospital Veterinário do Zoológico pelos policiais do Batalhão da Polícia Militar Ambiental do DF (BPMA/DF).

Os militares atenderam a ocorrência por volta das 9h30. Os animais estavam entre os Blocos J e K. Os moradores, comovidos com a situação da família de saruês, entraram em contato com a PMDF e os policiais capturam os bichos a tempo de garantir a sobrevivência da mãe.

Cobras

Uma cobra conhecida como corn snake (cobra-do-milho) foi capturada neste sábado (26/9), nas proximidades da QNP 10, em Ceilândia. O animal, recolhido no meio da rua, aumentou a lista de 20 cobras capturadas, apenas no mês de setembro. Além disso, na última sexta-feira (25/9), uma falsa coral foi capturada, no Núcleo Rural Vargem Bonita (ParkWay). Os animais agitaram ainda mais as últimas 24 horas do serviço do BPMA.

Dez viaturas costumam circular pelo DF, na solução de ocorrências. Cerca de 60% dos casos, envolveram saruês; mas houve casos de pedido de captura de tartaruga, filhote de periquito, arara e até de um urubu impedido de voar por causa de um ferimento.

Só este ano, 400 cobras foram capturadas. A destinação dos animais segue o seguinte protocolo: em boas condições, há análise e tendência à soltura, em local adequado; já os animais machucados são transportados para o Zoológico.

 

Gustavo Moreno/CB/D.A Press - .
Gustavo Moreno/CB/D.A Press - Saruê encontrado em casa é capturado por agente ambiental, na quadra 44 do Guará II, em maio de 2014.
PMDF/Divulgação - Moradores da 403 Norte acionaram a PMDF para regatar os bichinhos.