Seca

Tempo: saiba quais foram os dias mais secos da história do DF

Há 105 dias sem chuva, brasilienses enfrentam seca típica da época, que deve se intensificar neste mês. Há um ano, Brasília registrava dia mais seco do século

Poucas nuvens no céu, lábio rachando e muita sede. Esses são os sintomas que sentem os brasilienses durante o período de seca, que não tem dado trégua. Há 105 dias sem chuva, a baixa umidade do ar tem castigado moradores da capital, que buscam estratégias para aplacar o sofrimento

Há cerca de um ano, em 4 de setembro, Brasília registrava a menor umidade relativa do ar de sua história: 8%, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A segunda menor taxa registrada foi de 9%, em 21 de setembro de 2007. Em 7 de agosto de 2002, o Inmet registrava mínima de 10%.

Mas 2020 também tem registrado dias bastante secos, até o momento. Em 26 de agosto, a umidade ficou em 11% e, em 27, apenas 15%. Neste domingo, a mínima também chegou a 15%, continuando em estado de alerta. A previsão é de que tempo continue quente e seco durante a semana.

Durante este período, é aconselhado aumentar a ingestão de líquidos, evitar banhos prolongados com água quente e umidificar o ambiente com vaporizadores ou toalhas molhadas. Pingar soro fisiológico nas narinas e usar a sombrinha também são opções para reduzir danos da seca.

Saiba Mais

Ana Rayssa/CB/D.A Press - População aproveita o calor para se refrescar no Lago Paranoá.
Ed Alves/CB/D.A Press - Seca deve se agravar e e os dias ficam mais quentes, em Brasília, na próxima semana.
Edilson Rodrigues/CB/D.A Press - Quadro deve piorar em setembro, quando o frio for embora e apenas a seca tomar conta.