Um incêndio florestal de grandes proporções atingiu uma mata próxima ao Centro Olímpico da Universidade de Brasília (CO/UnB). Neste momento, as equipes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) estão no local para conter as chamas.
Segundo informações preliminares da corporação, não houve feridos e nenhum imóvel foi atingido pelo fogo. O fogo começou por volta das 13h e destruiu 62,4 hectares de mata. As causas ainda não foram esclarecidas e a perícia do Corpo de Bombeiros foi acionada. "Durante o combate, priorizamos, principalmente, a proteção interna das instalações do Centro Olímpico, como as quadras e o vestiário da piscina. A vegetação é muito densa e isso colaborou para que as chamas se propagassem mais rápido", explicou o tenente Marcelo Abreu, ao Correio.
No momento em que a reportagem esteve no local, em uma outra parte da vegetação, na parte de trás do CO, o fogo ainda consumia parte da mata. "Tivemos que desmembrar parte da equipe para proteger essa parte dos alojamentos no centro. Contudo, nessa área, fica mais fácil dos bombeiros combaterem o fogo, porque a vegetação é mais rasteira”, detalhou o tenente.
Entre 6h e 19h deste domingo, o Corpo de Bombeiros recebeu 45 acionamentos para ocorrências de incêndio em vegetação e, no total, mais de 6 mil metros quadrados foram destruídos pelas chamas. Foram empregados 198 bombeiros e 38 viaturas. Nesse sábado, os militares atuaram em 83 incêndios e mobilizaram 207 bombeiros.
Ainda nesse sábado, um incêndio consumiu 39 hectares de mata da Floresta Nacional de Brasília. O fogo começou por volta das 7h. O combate, coordenado pelo Supervisor de Incêndio Florestal, capitão Eduardo Dias, durou cerca de três horas.