As placas de concreto da Ponte Costa e Silva apresentam riscos de cair nesta quarta-feira (23/9). O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e a Defesa Defesa Civil estão no local para avaliar os estragos.
A pista de acesso ao Lago Sul está interditada para os veículos e um longo engarrafamento se formou desde a Avenida das Nações.
Um caminhão com altura superior aos 4,5 metros passou no local e ocasionou o desgaste da parte inferior do viaduto. Pedaços de concretos ficaram pendurados nas ferragens e a equipe do Corpo de Bombeiros realizou a retirada do material.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal desviou o trânsito para a Avenida das Nações. O acesso na pista inferior ao viaduto sentido a ponte Costa e Silva ficou interditado cerca de três horas. A via foi liberada por volta das 12h45.
Segundo a Defesa Civil, o dano maior foi na capa externa do viaduto. Não há risco na estrutura. "A defesa civil já fez a avaliação, não há risco estrutural para o viaduto", afirmou o Tenente-coronel Sinfrônio Lopes Pereira.
Para evitar que alguma pedra ou detrito caia nos veículos, os pedaços soltos de concreto onde foi danificado foram todos retirados. "Para que seja feita a liberação da via eu tenho que tirar esses elementos que podem cair, porque um carro que passa e uma pedrinha mínima que seja caia no retrovisor um acidente muito grande pode acontecer", ressalta.
Ponte JK
No último fim de semana de agosto, a Ponte JK precisou ser interditada, sentido Plano Piloto, para a realização dos serviços de manutenção das juntas de dilatação do monumento. O reparo foi feito pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), em parceria com o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).
A manutenção é recorrente no local. Dias antes, em 5 de agosto, o reparo já havia sido realizado. Em fevereiro, algumas vias da ponte foram interditadas para substituição das placas de dilatação por outras com material mais resistente.
Mas, segundo a Companhia, em razão da pandemia as obras precisaram ser suspensas, pois as peças são importadas da Itália e a fábrica responsável pela entrega permaneceu fechada por quatro meses. Com novo pedido do material, a retomada da obra de forma definitiva está prevista para o final de outubro.
Os técnicos da Novacap utilizam uma resina especial e massa asfáltica específica para minimizar os problemas existentes nas juntas. As placas de dilatação são dispositivos criados para absorver a variação do impacto causado pelos veículos e pedestres que passam diariamente pela ponte e amenizar os efeitos da vibração da estrutura.
Galeria dos Estados
Em 6 de fevereiro de 2018, um bloco de concreto de 300 metros quadrados e 45 toneladas desabou. Um cratera se abriu em duas faixas do Eixo Sul, onde passam, diariamente, 100 mil carros. Abaixo do desabamento havias dois restaurantes, que foram atingidos e quatro carros ficaram destruído. Ninguém morreu ou ficou ferido.
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