O brasiliense espera tanto pela chuva, que, nas redes sociais, muitos têm feito bolão para acertar o momento em que ela virá. E você, tem algum palpite? Até quinta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) previa precipitações em áreas isoladas a partir de 20 de setembro. A previsão, no entanto, se antecipou. Há chances de chuviscos fracos em algumas regiões na noite de sábado (19/9).
Mas, enquanto ela não chega, a seca continua castigando. Nesta sexta-feira (18/9), o Distrito Federal completa 116 dias sem chuva e a umidade pode chegar a 15%, entre 15h e 16h, período em que o dia fica mais seco e quente. O céu será de sol e poucas nuvens. A temperatura mínima, 13ºC, foi registrada nas primeiras horas da manhã, em Águas Emendadas, em Planaltina. A máxima pode chegar a 34ºC.
O meteorologista Mamedes Luiz Melo afirma que "o fim de semana será ainda mais quente". A previsão é de que a máxima chegue aos 35ºC. A umidade cai para 10%. Mesmo assim, há possibilidade de chuvas isoladas à noite. Segundo o Inmet, antes da chegada da chuva, o DF passará por um pico de secura e o índice pode ser ainda menor.
O tempo exige cuidados redobrados com a saúde. Por isso, especialistas alertam que a hidratação é primordial. Veja abaixo outras formas de se cuidar:
- Evite a prática de exercícios ao ar livre entre 10h e 16h
- Mantenha-se hidratado
- Use roupas leves
- Use protetor solar
- Dê preferência a alimentos mais leves
- Mantenha os ambientes umidificados
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.