Transparência é fundamental

postado em 12/09/2020 07:00
 (crédito: Minervino J?nior/CB/D.A Press       )
(crédito: Minervino J?nior/CB/D.A Press )

A jornalista Fabiana Borja, 43 anos, está atenta às atividades do filho, Gabriel, 10, na internet, desde que ele começou a ter acesso aos dispositivos dos pais. No entanto, com a quarentena, o menino, que estava desestimulado pela falta das aulas presenciais, começou a desenvolver um interesse especial pelo aplicativo TikTok, febre entre os jovens. Nele, as pessoas fazem vídeos curtos que alimentam a rede social e ficam à disposição de usuários de todo o mundo.
Fabiana começou, então, a inspecionar, todos os dias, o conteúdo que o filho havia produzido e monitorar as pessoas que o seguiam e interagiam com ele. Com Gabriel, Fabiana e o ex-marido começaram a assistir a documentários sobre o tema e discutiram com ele os perigos que a internet pode trazer. O lado positivo da vida digital, no entanto, não foi esquecido. A curiosidade e interesse do menino o levaram a desenvolver habilidades em edição de vídeo.

Consciência

“A gente conseguiu mostrar que ele pode aprender várias coisas na internet, mas que ele precisa tomar cuidado de como ele se expõe. Ele começou a entender o que podia e o que não podia fazer, o que era apropriado e o que não era”, relata Fabiana. Gabriel foi, então, desenvolvendo questionamentos sobre sua própria segurança e de sua família.
“Meses depois, ele, por conta própria, falou que não queria mais mexer no TikTok, porque não fazia bem. Perguntei a ele por que não fazia bem, e ele disse: ‘Porque eu não conheço essas pessoas, quero criar coisas legais, mas se tiver gente entrando e pegando os dados bancários, não dá’”, lembra Fabiana.

“Você tem que ter esse diálogo bem transparente e criar uma relação de confiança, porque você não está ali só como bedel chato, dizendo o que podem ou o que não podem fazer. Mas, é importante ter hierarquia, a gente tem uma autoridade. Pode se tornar amigo, mas sempre vem, primeiro, pai e mãe”, finaliza a jornalista. (TS)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação