Coronavírus

Morre, aos 84 anos, o pioneiro Antônio Carlos Noleto, vítima da covid-19

Antônio Carlos Noleto fundou a primeira rede de supermercados de Brasília. Ele não resistiu às complicações da covid-19

Morreu, nesta segunda-feira (31/8), Antônio Carlos Noleto, dono da primeira rede de supermercados da capital e um dos pioneiros de Brasília. Ele não resistiu às complicações da covid-19, após passar 24 dias internado no Hospital Santa Luzia, na Asa Sul.

O pioneiro se mudou para Brasília já em 1960, para a Cidade Livre, atual Núcleo Bandeirante. Ele fundou uma mercearia na cidade e logo depois se mudou para Taguatinga, onde abriu o Supermercado Planalto, conhecido como Planaltão, em 1963.

Noleto também participação da gestão e criação de entidades de classe dos empresários, como a Associação de Supermercados de Brasília (Asbra), que ele fundou em 1975 e foi o primeiro presidente, e a Associação Comercial e Industrial de Taguatinga (Acit), onde foi diretor e membro do Conselho Superior por diversas gestões entre 1975 e 1990.

Noleto era amigo de Benedito Domingos, diversas vezes deputado federal pelo DF e vice-governador entre 1995 e 1999. Domingos lembra que os dois eram inseparáveis. “Sempre estivemos juntos, muito juntos mesmo, é uma pessoa que é meu amigo, tenho uma amizade muito profunda com o Noleto."

Como a causa da morte do pioneiro foi covid-19, não haverá velório. Ele será cremado na presença da mulher, Aldenora Noleto, e das três filhas, Ana Maria, Ana Cristina e Ana Carla. “Eu lamento muito, infelizmente essa enfermidade que tem assolado o país e o mundo, tem trazido muita tristeza, a gente não tem nem a oportunidade velar o corpo de um amigo”, lamentou Benedito.

Segundo a família, nos últimos anos Noleto se ocupava de administrar fazendas e aproveitar a vida. Antônio Carlos será cremado nessa terça-feira (1º/9), às 9h.