O projeto Águas do DF, que visa a construção de uma nova e ampla rede de drenagem para acabar com os alagamentos e as enxurradas na Zona Central de Brasília, está quase pronto para licitação. O processo tem previsão de investimento de aproximadamente R$ 100 milhões e o projeto está em fase de finalização – análise de orçamento, elaboração do termo de referência e edital para lançar o certame.
As áreas escolhidas enfrentam problemas históricos de inundações, responsáveis por causar estragos em vias públicas, imóveis e veículos, com prejuízos à população e ao poder público. As três galerias pluviais que atenderão à Asa Norte e à Asa Sul são de autoria do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).
A primeira etapa atenderá à área mais problemática da região central: o início da Asa Norte. No local, serão construídos 4,83 quilômetros de rede de drenagem entre as quadras com finais 1 e 2. O canal será capaz de receber as águas das chuvas de uma área de cerca de 9 quilômetros quadrados, segundo o governo.
Com dimensões crescentes ao longo do percurso, a nova galeria da região administrativa terá de 1,2 metro a 3,6 metros de diâmetro e desaguará em uma lagoa que decantará as impurezas e levará as águas mais limpas ao Lago Paranoá.
O canal começará próximo ao Estádio Nacional Mané Garrincha e descerá no sentido via L4 Norte. Passará sob as quadras 902 (perto do Colégio Militar), 702, 302, 102, 201/202 e 402, além das vias L2 (Sul e Norte), até chegar à L4 Norte, no Setor de Embaixadas Norte. A rede atual será preservada e também mantida em atividade.
Ainda na Asa Norte, a ampliação do escoamento ainda em fase de elaboração entre as quadras 910/911 e 610/611. O mesmo projeto será implementado na Quadra 911 Sul, especificamente na fronteira com o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, até o Parque Ecológico da Asa Sul, na 611. Uma bacia de qualidade também será construída na área.
De acordo com a Terracap, a construção da nova rede não será vista pela população. Além disso, Toda a obra de escavação e estruturação do canal será subterrânea, sem comprometimento, de acordo com o governo, à fluidez do trânsito da cidade.
Com informações da Agência Brasília