Desde a reabertura de bares e restaurantes, a Vigilância Sanitária do Distrito Federal já fez 400 ações fiscais nestes estabelecimentos durante os fins de semana. O objetivo é verificar se os locais respeitam as normas de segurança estabelecidas em decreto do Governo do Distrito Federal (GDF) para combate à pandemia do coronavírus.
Desde a reabertura de bares e restaurantes em 15 de julho em todo o Distrito Federal, a Vigilância Sanitária já realizou mais de 1,8 mil ações fiscais nestes estabelecimentos - 15% em atendimento a demandas da Ouvidoria do GDF.
Quatro equipes, cada uma composta de três auditores e um motorista, da Vigilância Sanitária verificam os estabelecimentos de perto, fazendo vistoria em todas as áreas. Nas visitas, são avaliadas a capacitação dos funcionários, registros de temperaturas e manipulação de alimentos.
Nos fins de semana, as denúncias aumentam. No último sábado (22/8), por exemplo, a Vigilância Sanitária atendeu 56 reclamações sobre o descumprimento do Decreto do GDF em bares e restaurantes, no período das 19h às 2h. As principais irregularidades são aglomeração e não uso de máscara. Essas ações fiscais resultaram em 16 autos de infrações e cinco estabelecimentos fechados
Além disso, a Vigilância Sanitária participou de todas as operações previstas em conjunto com os órgãos do GDF. Elas ocorreram das 8h às 12 e das 14h às 17h, no Plano Piloto, Recanto das Emas e Ceilândia.
À noite, as equipes contaram com o apoio da Polícia Militar. As denúncias foram no Plano Piloto, no Pistão Sul, em Taguatinga, São Sebastião e Sudoeste. No domingo, em Ceilândia e no Plano Piloto.
Serviço
Para fazer denúncias à Vigilância Sanitária do DF on-line, acesse o site. Para denunciar via telefone, disque 162.