A Polícia Rodoviária Federal e a Coordenação de Repressão às Drogas (Cord) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) apreenderam, na manhã desta segunda-feira (24/8), cerca de uma tonelada de maconha na BR-060, no Recanto das Emas.
A droga estava escondida em um fundo falso do baú de um caminhão Mercedes-Benz, como mostra o vídeo abaixo. As forças policiais fizeram o acompanhamento do veículo até a Unidade Operacional da PRF (UOP) do Recanto das Emas. Na unidade, os cães policiais da PRF e da PCDF farejaram pelo espaço e deram sinal positivo de que haveria entorpecentes.
O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBM-DF) foi acionado para auxiliar na retirada do fundo falso do baú, onde foi constatada a presença de vários tijolos de maconha. Segundo as investigações, a droga apreendida é avaliada em R$ 2 milhões. O motorista do caminhão, o veículo e os entorpecentes foram encaminhados à Cord, localizado no Departamento de Polícia Especializada (DPE), que conduzirá as investigações.
Outro caso
Na segunda-feira passada (17/8), a PCDF e a PRF apreenderam mais duas toneladas de maconha. A ação ocorreu no município de Cocalzinho (GO) — distante cerca de 100 km do centro de Brasília.
Os policiais realizaram a abordagem de um motorista de caminhão, que transportava a carga de geladeiras industriais na BR-414. Ao verificarem o Mercedes Benz, os servidores da segurança encontraram diversos tabletes de maconha escondidos dentro das mercadorias. O homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
Levantamento da PCDF mostra que, até o momento, a Polícia Civil contabiliza sete toneladas de maconha apreendidas, em 2020, pelas delegacias circunscricionais e especializadas. Essa quantidade de droga é avaliada em R$ 15 milhões, de acordo com os investigadores.