O médico ortopedista do Hospital de Base Davi Haje começou a aplicar um método, sem cirurgia e com o auxílio de gesso, para tratar adultos com má-formação nos pés. Até o momento, quatro pessoas apresentaram melhoras significativas. O procedimento era realizado apenas em crianças e considerado impossível obter resultado em indivíduos completamente desenvolvidos.
O técnica utilizada chama-se Ponseti e consiste em engessar os membros inferiores para remodelar os pés. A terapia, criada na década de 1960, era usada apenas em crianças com até 1 ano de vida.
O doutor Davi Haje fazia o tratamento em crianças e adolescentes, então, surgiu a ideia de aplicar o método em adultos. Segundo o ortopedista, os resultados com essa técnica são mais satisfatórios em relação à correção com cirurgia.
Primeiro caso
O procedimento considerado inédito para a idade adulta foi realizado pela primeira vez em uma adulta paciente com pé torto congênito. Daiana da Silva Nascimento, 26 anos, retirou o gesso em 24 de maio de 2019. Atualmente, ela vive normalmente, sem enfrentar mais as dificuldades da má-formação.
Como o serviço é novo no hospital, ainda está sendo estruturado o fluxo para recebimento dos pacientes. Inicialmente, eles precisam de encaminhamento de outra unidade de saúde. Depois, devem procurar a central de marcação do Hospital de Base.