O Hospital Universitário de Brasília (HUB) abriu as inscrições para voluntários que queiram participar do teste de eficácia da vacina Coronavac, contra a covid-19, no Distrito Federal. Os ensaios serão realizados com profissionais da saúde que trabalham com pacientes com suspeita ou confirmação do novo coronavírus, e a meta é testar o produto vacinal em aproximadamente 850 pessoas.
Os interessados devem realizar cadastro no site app.profiscov.com. Entre os critérios para participação no teste estão não ter sido infectado com a covid-19, apresentar condição de saúde normal e ter disponibilidade para realizar um acompanhamento médico de um ano após a vacinação, com avaliações periódicas.
Os pesquisadores e médicos vacinaram 10 pessoas na última semana e devem incluir no projeto entre 20 a 40 voluntários por dia nas próximas etapas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou os testes, que são coordenados pelo Instituto Butantan, de São Paulo, e realizados pela Universidade de Brasília (UnB), no HUB.
Os ensaios estão na chamada fase 3, que é alcançada após estudos das fases 1 e 2 mostrarem que as relações entre riscos e benefícios é positiva e promissora. Na etapa anterior, os resultados apontaram uma produção de anticorpos em 90% dos participantes que receberam a imunização.