O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) aprovou, nesta quinta-feira (13/8), a regularização de duas áreas. O Residencial Sol Nascente, em Sobradinho 2, e o Condomínio Verde, no Jardim Botânico, esperam a cerca de 30 anos pela decisão. Ao todo, serão regularizados 627 lotes que beneficiarão 2.931 pessoas.
A maioria do conselho aprovou os pareceres técnicos elaborados pela subsecretaria de Parcelamentos e Regularização Fundiária da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF). Com a decisão, os lotes aguardam publicação do decreto pelo Governador Ibaneis Rocha (MDB), que permitirá o registro em cartório.
O Residencial Sol Nascente possui 34.200 mil m² e 94 lotes, sendo 67 para uso exclusivo residencial e 27 para uso misto. A população estimada é de 578 habitantes. Já o Condomínio Verde tem uma área aproximada de 124 mil m², com 533 lotes, a maioria para uso residencial, 19 para equipamentos públicos e um para uso misto. A população é de cerca de 2.353 habitantes.
Além da regularização dos dois condomínios, os conselheiros aprovaram mais dois processos de desdobro, um localizado no Guará e outro na Ceilândia, ambos de propriedade particular.