O Governo do Distrito Federal (GDF) contratou uma empresa para realização de 100 mil testes rápidos de detecção do novo coronavírus. O processo foi publicado no Diário Oficial (DODF) desta sexta-feira (14/8) com uma dispensa de licitação, informando ainda que os exames vão ser realizados em dez postos de testagem. Assim, o retorno dos postos drive-thru deve acontecer nos próximos dias.
A Secretaria de Saúde escolheu a empresa KNC Medicina Diagnóstica para aquisição dos testes, que foram vendidos a um valor de R$ 52,90 a unidade, totalizando R$ 5.290.000,00. Ainda não há definição da data que eles vão ser disponibilizados para a população, nem os locais.
Porém, os pontos de testagem serão definidos, segundo a pasta, com base nos critérios epidemiológicos e demográficos. Ou seja, as regiões com mais casos confirmados e que enfrentam as maiores letalidades da covid-19 devem receber o drive-thru. Os últimos dez postos de testagem em massa ativos no DF tiveram as atividades suspensas em 26 de junho.
Foram dois meses de testes em esquema de drive-thru na capital, com a realização de mais de 214.776 exames, segundo a Secretaria de Saúde. Até então, os exames para detecção do vírus estão sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).