O governador Ibaneis Rocha autorizou a realização de cultos, missas e rituais religiosos em todos os templos. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (14/8), em edição ao decreto de nº 40.846, de 30 de maio. Até então, apenas espaços com capacidade para mais de 200 pessoas poderiam reabrir as portas.
Agora, não há mais a restrição. Em julho, o governador já havia reconhecido as atividades religiosas como serviços essenciais para a população do DF em situações de calamidade pública, emergência, epidemia ou pandemia, o que permitiu a reabertura dos templos.
Para funcionarem, no entanto, os espaços devem seguir algumas regras: todos devem ter, na entrada, disponibilização de álcool em gel 70%, para higienização de mãos e calçados. Também é preciso cumprir afastamento mínimo de um metro e meio de uma pessoa para outra, com demarcação específica nas cadeiras dos locais para acomodação dos fiéis.
Assentos devem estar dispostos em fileiras alternadas, sendo uma ocupada e uma não. Permanece a proibição do acesso para crianças menores de 12 anos, além de pessoas enquadradas no grupo de risco para covid-19.
Na última quarta-feira (12/8), o governador liberou a participação de pessoas maiores de 60 anos em missas, rituais e cultos na capital.
Está proibida a entrada de pessoas sem máscaras. Na entrada, deve ser feita aferição de temperatura dos fiéis, vedando acesso de quem indicar 37,3 ºC ou mais.