Famosa pelas belezas naturais, a cidade de Pirenópolis, localizada a 151 Km de Brasília, reabrirá para turistas neste fim de semana. O decreto do prefeito João Leo (DEM) prevê que bares, restaurantes, pontos turísticos, hotéis, pousadas e demais hospedarias poderão funcionar a partir desta sexta-feira (14/8), desde que sejam seguidos os critérios de segurança sanitária. A cidade de Pirenópolis está fechada para turistas desde o dia 25 de março para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Segundo o decreto, os turistas só terão acesso à cidade se comprovarem que possuem reserva em hospedagem ou ingresso para atrativo turístico na cidade. Os estabelecimentos, inclusive os pontos turísticos, só poderão operar com metade da capacidade e espaço para garantir distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas.
A prefeitura preparou um manual técnico de boas práticas e de biossegurança para a retomada consciente do turismo na cidade. Proprietários e funcionários dos estabelecimentos comerciais receberam orientações e treinamentos para atender aos turistas com segurança. O funcionamento dos bares e restaurantes está autorizado diariamente, até meia noite, mas não são permitidas aglomerações.
Na entrada de cada ambiente será conferida a temperatura dos clientes e trabalhadores e respondido um questionário sobre os sintomas. Quem estiver sintomático ou febril não poderá entrar para trabalhar ou passear. Também não será permitido ficar sem máscara, salvo na hora de comer e beber. Nos pontos turísticos ao ar livre como rios e cachoeiras, principais atrativos da cidade, ficar sem a máscara só será permitido enquanto o turista estiver tomando banho. O decreto prevê que as máscaras devem ser adequadamente guardadas nesse período pois não será permitido deixá-las sobre mesas ou bancadas.
Nem todos os atrativos turísticos da cidade voltam a funcionar neste fim de semana. A Cachoeira do Abade, por exemplo, informou nas redes sociais que só deve retomar as atividades no mês de setembro, em função da pandemia.
Quem estava ansioso pela reabertura da cidade e vai aproveitar este fim de semana é o estudante Jefferson Alvez, 28 anos. Morador de Anápolis, ele é assíduo frequentador de cachoeiras na região e conta que não via a hora de poder voltar a Pirenópolis. "Gosto muito de Pirenópolis, os parques naturais e as quedas de água de lá são incríveis! Tô feliz por poder voltar, mas sei que ainda é hora de manter certos cuidados. Por isso, meu plano é ir à Piri no sábado e voltar pra casa no mesmo dia pra evitar o contato com outras pessoas em hotéis ou bares, por exemplo."
Ronaldo Félix, 34 anos, servidor público e morador da cidade, destaca que a reabertura aos turistas é positiva para a economia, mas ele está apreensivo com o aumento da movimentação porque os casos do novo coronavírus têm aumentado na cidade. "Com relação à movimentação dos turistas, a gente vê que, realmente, tá fazendo falta porque muita gente trabalha com turismo, seja o pessoal que é dono, sejam os funcionários, mas é uma grande parcela da população. Teve gente que perdeu emprego, gente que não estava faturando, gente falindo. Então, por esse ponto, está fazendo muita falta. Mas nós estamos preocupados porque os casos estão aumentando muito nos últimos dias aqui. Nós não tínhamos mortes, agora temos três. Todos os dias sabemos de novos casos. Acho que o pico deve estar sendo neste momento."
Coronavírus em Pirenópolis
De acordo com o mais recente boletim epidemiológico da prefeitura de Pirenópolis, três pessoas morreram com a doença no município. Casos confirmados são 133, sendo que 75 pessoas já se recuperaram e cinco estão internados.