A avó da primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, será sepultada às 16h30, nesta quinta-feira (13/8). Maria Aparecida Firmo Ferreira, de 80 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (12/8), no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), vítima da covid-19. A aposentada estava internada desde 1º de julho.
O velório de Maria Firmo está marcado para as 14h e o sepultamento será às 16h30, na capela 4, do Cemitério Campo da Esperança de Taguatinga. O sepultamento contará com, no máximo, 10 pessoas, conforme protocolo especial do GDF para enterros de pessoas que morreram em decorrência da covid-19.
A avó da primeira-dama morava sozinha no Setor de Chácaras do Sol Nascente e, no dia em que foi internada, foi encontrada por vizinhos caída na calçada.
Em entrevista ao Correio, o aposentado Mariano Machado, 69, conta como prestou os primeiros socorros a Maria Firmo. A princípio, ela ficou internada no HRC, mas por falta de vagas na unidade de terapia intensiva (UTI), ela foi encaminhada ao Hospital Regional de Santa Maria (HRMS) no mesmo dia, mas retornou ao HRC dias depois. A aposentada chegou a apresentar melhora no quadro clínico. Em 3 de agosto, a paciente deixou a intubação e utilizou máscara nebulizante para respirar.
Na madrugada desta quarta-feira, no entanto, Maria Firmo sofreu uma parada cardiorrespiratória. A equipe médica realizou os procedimentos de reanimação, mas ea não resistiu.