Jornal Correio Braziliense

O(A) senhor(a) é a favor da Zona Verde?

CARA A CARA

Aldo Paviani, doutor em geografia urbana

“Ou se toma alguma medida no sentido de coibir o estacionamento em cima de canteiros e calçadas, ou, em 10 anos, o Plano Piloto ficará inviável para a entrada de carros. Mas, primeiramente, é preciso organizar o transporte público. Você tem de dar uma alternativa para que as pessoas não usem o automóvel. A cobrança de estacionamento é útil, mas é preciso achar um modo que facilite para o usuário. Outro ponto que precisa ser analisado é como facilitar as coisas para idosos e deficientes. A proposta tem de ser acessível, e o valor, muito bem estudado. O que não se pode é cobrar nas superquadras. Claro que ninguém quer saber de pagar, mas, ou faz isso, ou não tem como resolver o problema do grande número de automóveis particulares que vêm ao Plano Piloto com uma pessoa só.”

Adriana Modesto, doutora em transportes

“Não há soluções simples para questões complexas. Embora o projeto possa trazer benefícios e, de alguma forma, desestimular o uso do veículo motorizado, é necessário que se invista em outros modos de deslocamento, entre os quais o transporte ativo e o transporte público coletivo. Ambos precisam ser atrativos para que a população migre. Outra questão diz respeito aos indicadores de qualidade no que tange à prestação do serviço, sobretudo, sendo uma parceria público-privada. Tendo em vista o histórico de modelos similares experimentados em Brasília e adequando-o à realidade — com mudanças sociais, frota maior de veículos, possibilidades de acidentes —, convém verificar por qual razão aqueles que não foram para frente foram extintos e o que há de diferente no atual modelo.”