A saúde mental de pessoas que trabalham na área da saúde durante a pandemia preocupa especialistas do mundo. Para identificar sinais de esgotamento profissional ou adoecimento mental em residentes médicos e multiprofissionais, o Hospital Universitário de Brasília (HUB) está coordenando uma avaliação on-line até o dia 29 de agosto.
A pesquisa Force Fellow é conduzida por pesquisadoras mestrandas da Universidade de Brasília (UnB) e foi aprovada pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina. O objetivo é coletar informações sobre a saúde mental de, pelo menos, 1.144 pessoas.
O formulário está disponível on-line e leva em média menos de cinco minutos para ser respondido. Ele ainda será enviado a cerca de 7 mil residentes dos hospitais universitários federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que apoia o estudo.
“A amostra inicial permitirá identificar aqueles que apresentam algum sinal de esgotamento profissional (burnout) ou adoecimento mental, como ansiedade, estresse, problemas do sono e depressão. Esse grupo receberá um novo questionário após 12 semanas para reavaliação. Os primeiros resultados devem ser obtidos em setembro e, o relatório final, em janeiro de 2021”, divulgou o HUB, em nota.