Trânsitp exige atenção redobrada mas,eventualmente, uma desatenção ou uma imprudência acabam em multa, por isso é necessário ficar de olho em possíveis débitos do veículo. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) oferece formas de parcelar a dívida e até mesmo conseguir descontos.
No DF, o sistema de processamento de multas ocorre através do aplicativo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que é uma empresa de tecnologia da informação pertencente ao Governo Federal.
Para fazer consultas e cgecar se o veículo tem multa, basta acessar o site do Detran-DF e preencher os dados da placa do carro junto ao número do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM).
O site permite visualizar as características do veículo, as multas já processadas, os débitos de taxas de licenciamento, o seguro obrigatório e o IPVA, além das multas em aberto.
Descontos em multas
Na página do SNE é possível conferir quais são suas multas em aberto e também as que já estão pagas. Mas, para conferir essa funcionalidade e outras é preciso cadastrar os veículos em seu nome nesse sistema.
Após concluir o cadastramento no SNE é possível antecipar o pagamento de possíveis débitos com até 40% de desconto, desde que assuma ter cometido a infração. Para conseguir essa vantagem acesse a aba VEÍCULOS E INFRAÇÕES, em seguida escolha a opção referente ao carro que quer consultar e o sistema disponibilizará informações do veículo em dois filtros: Fase de autuação – Notificação de autuação; e Fase de penalidade – Notificação de penalidade. Ao clicar em cima da notificação, será possível ter mais informações sobre descontos e impressão.
Parcelamento dos débitos
Desde 2018 é possível realizar o parcelamento das infrações do Detran-DF no cartão de crédito. Para isso é necessário o intermédio de uma empresa pelo sites: Zapay Pagamentos, Vamos Parcelar, DLK NET e ZIGNET.
O Detran recomenda que, antes de efetivar o parcelamento dos débitos, seja feita uma simulação com cada empresa, pois elas trabalham com livre concorrência de cobrança de taxas e juros, e, portanto, poderá haver diferença nos valores cobrados. Após a simulação, verifique no site da empresa escolhida o local de atuação.
Vale lembrar que o parcelamento é de inteira responsabilidade do proprietário e do interessado junto à operadora do cartão, como em qualquer operação feita com cartão de débito/crédito.
Caso não concorde com uma multa e queira entrar com recurso na junta administrativa de infrações de trânsito, acesse este link e confira as instruções do Detran-DF.
Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel