Detran lança projeto digital para reformular atendimento ao público

A intenção é diminuir o fluxo de atendimento presencial nas unidades. Primeiras mudanças estarão disponíveis a partir de segunda-feira (10/8)

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lançou, nesta quinta-feira (6/8), o Projeto Detran Digital — um conjunto de soluções tecnológicas desenvolvidas para facilitar o acesso do cidadão aos serviços do órgão, por meio da internet. A partir de segunda-feira (10/8), a primeira parte das mudanças estará disponível para a população.

A primeira fase do projeto contará com uma reformulação no Portal de Serviços ao Cidadão e terá 20 serviços, com mais segurança, estabilidade, interação, personalização e interface moderna. Outra tecnologia que faz parte desta etapa é o aplicativo do Detran. Ele permitirá o acesso aos 20 serviços dispostos no portal direto do celular ou tablet. O aplicativo estará disponível para Android e IOS. A expectativa é que, até o final de setembro, um total de 40 serviços esteja disponível nos dois canais, no portal e no aplicativo.

No processo de modernização digital do Departamento de Trânsito, a Diretoria de Tecnologia está atuando em três frentes. A primeira é a automação básica dos dados e sistemas. A segunda é a incorporação de inteligência artificial exibida por mecanismos ou softwares, como recursos de reconhecimento facial e canais de atendimento digitais, seja por voz ou escrita. E a terceira é a total reformulação do atendimento, prevendo a extinção de algumas etapas dos serviços, a fim de facilitar a vida do cidadão.

Durante o lançamento do projeto, o diretror-geral do Detran, Zélio Maia, disse que a intenção é diminuir o fluxo de atendimento presencial nas unidades. Dessa forma, ele acredita que haverá maior rapidez e precisão nos serviços prestados aos cidadãos. "Tratamos o cidadão como um cliente que busca um atendimento qualificado. Por isso, nosso objetivo é oferecer essa qualificação", afirmou.

Para ter acesso a todas as funcionalidades do Detran Digital, será necessário realizar cadastro prévio, direto com um atendente do Departamento. Os usuários cadastrados poderão realizar transações como alteração de endereço, liberação de DUT e transferência de propriedade do veículo. Para os serviços mais simples, como impressão do CRLVe e consultas, o cadastro não será obrigatório, pois o acesso a esses serviços já está liberado.

*Com informações da Agência Brasília