O Distrito Federal registrou um caso raro no rebanho de corte da Embrapa Cerrados. Uma vaca da raça Brasil Genética Nelore (BRGN) pariu trigêmeos, situação atípica, segundo pesquisadores. Chocolate, Baunilha e Nevasca nasceram na madrugada de 14 de agosto e estão saudáveis.
De acordo com a Embrapa Cerrados, o nascimento de trigêmeos é algo raro, principalmente em rebanho de corte. Esse tipo de parto com sucesso, com mãe e filhotes saudáveis, representam menos de 0,5% do total.
Os bezerros nasceram quase com o peso de um animal de gestação única. Cada um, tinha cerca de 22 quilos. Eles estão sendo alimentados pela mãe, em revezamento, e também com auxílio de uma mamadeira. A vaca não tem leite suficiente para os três bezerros.
Um deles já foi praticamente adotado por outro animal do rebanho e também está sendo amamentado por ele. O parto foi natural, o que também é considerado raro. O nascimento de gêmeos é atípico porque a vaca não libera muito ovócitos – células reprodutivas.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.