A Polícia Militar divulgou, nesta segunda-feira (27/7), balanço de autuações por embriaguez no trânsito durante período de 20 a 26. De acordo com os dados, o Comando de Policiamento de Trânsito (Cptran) registrou 289 multas devido ao uso de álcool ao volante, além de 29 ocorrências atendidas, sendo seis de motoristas presos por embriaguez e 23 de veículos levados para o depósito.
Ainda foram registradas 868 autuações por uso de celular ao dirigir. De acordo com o comandante do Cptran, coronel Edvã Souza os números impressionam, principalmente durante período de pandemia . “A gente acreditava que as pessoas estariam se unindo em prol de vencer um inimigo comum e que com isso teriam mais empenho em tomar os cuidados para não colocar a vida em risco, mas infelizmente o cenário foi outro”, lamentou.
Segundo o coronel, o Cptran havia suspendido as autuações por embriaguez por acreditar que outros fatores deveriam ser observados. “Como o número de veículos diminuiu nas ruas, passamos a observar ações como uso do celular ao volante”, explicou. Porém, a equipe se surpreendeu após a retomada das autuações por embriaguez. “É um número muito alto. As pessoas ingerem bebidas alcóolicas em casa e saem embriagadas”, observou o coronel.