Estado de alerta: Com baixa umidade, DF completa 71 dias sem chuva

A última chuva registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ocorreu em 17 de maio. Não há previsão de precipitações para os próximos dias

O Distrito Federal continua em estado de alerta devido à baixa umidade relativa do ar. Na tarde desta segunda-feira (27/7), a taxa pode chegar a 25%. Por isso, é preciso redobrar os cuidados com a saúde nesse período de seca. O índice mais alto, de 90%, foi registrado nas primeiras horas da manhã.

Hoje, a capital completa 71 dias sem chuva. A última, registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ocorreu em 17 de maio. Não há previsão de precipitações para os próximos dias.

Além da baixa umidade e da ausência de chuva, esse período no DF é marcado por manhãs frias e tardes quentes. A temperatura mínima chegou a 9ºC, na Ponte Alta, no Gama, nesta segunda-feira (27/7). No centro de Brasília, foi de 12ºC. A máxima não deve ultrapassar os 27ºC.

O céu fica claro e com poucas nuvens no decorrer do dia. A meteorologista Andréa Ramos explica que uma massa de ar seca que passa pelo país deixa vários estados, além do DF, em alerta devido à baixa umidade. “Estados como Mato Grosso e Rondônia também estão em situação parecida como a do DF. O clima deve permanecer assim nos próximos dias”, afirma.

Cuide-se

  • Evite a prática de exercícios ao ar livre entre 10h e 16h
  • Mantenha-se hidratado
  • Use roupas leves
  • Use protetor solar
  • Dê preferência a alimentos mais leves
  • Mantenha os ambientes umidificados