Na encantadora Utrecht, no coração da Holanda, o som de buzinas é substituído pelo tilintar das campainhas de bicicleta. Isso porque Utrecht é a cidade onde há mais bicicletas do que habitantes — com cerca de 360 mil pessoas e mais de 400 mil bicicletas registradas, a cidade respira pedaladas.
Com uma infraestrutura invejável, Utrecht se transformou em um modelo mundial de mobilidade urbana sustentável, onde a bicicleta é o principal meio de transporte — e parte da identidade local.
Por que Utrecht tem mais bicicletas que pessoas?
A cidade priorizou a bicicleta com uma política urbana consistente e inovadora. Entre os fatores que explicam esse fenômeno:
- Rede de ciclovias com mais de 245 km, segura e bem sinalizada
- Estacionamentos subterrâneos para mais de 12 mil bicicletas, como o da estação central (o maior do mundo)
- Incentivos fiscais, aluguel público de bikes e integração total com o transporte coletivo
- Topografia plana e clima moderado, ideais para pedalar
Além disso, a cultura holandesa valoriza simplicidade, saúde e sustentabilidade, tornando a bicicleta um símbolo de estilo de vida.

Como Utrecht incentiva ainda mais o uso da bicicleta?
A cidade vai além da infraestrutura e oferece:
- Semáforos inteligentes que priorizam ciclistas
- Ciclovias suspensas e túneis exclusivos
- Escolas que ensinam educação cicloviária desde cedo
- Aplicativos para localizar estacionamentos e rotas seguras
- Campanhas frequentes de manutenção e uso consciente
Utrecht quer se tornar a cidade mais ciclável do mundo até 2030, reduzindo ainda mais o uso de carros.
Curiosidades sobre Utrecht e suas bicicletas
- A cidade possui o maior estacionamento de bicicletas do planeta, com capacidade para 12.500 bikes.
- Há elevadores automáticos só para bicicletas em algumas áreas centrais.
- Mais de 60% dos deslocamentos no centro são feitos sobre duas rodas.
- Existem bicicletas-carga elétricas que servem como “carros de família”.
- Bicicletas abandonadas são recolhidas, reformadas e redistribuídas socialmente.
Utrecht mostra que uma cidade pode ser organizada, eficiente e moderna com pedais — não motores. E mais do que um meio de transporte, a bicicleta lá é um estilo de vida que inspira o mundo inteiro.