A Toyota quer atingir a neutralidade de carbono até 2050 em todo mundo. O desafio, assumido há 10 anos, implica repensar todas as dimensões da operação, como explicou o diretor de comunicação, presidente da Fundação Toyota e porta-voz da área de ESG da Toyota do Brasil, Roberto Braun, em entrevista ao Correio Braziliense.
Além de comentar sobre os diferentes modelos de veículo no portfólio da montadora, como os híbridos, híbridos flex, híbridos plug-in, 100% a bateria e movidos a hidrogênio, Braun destacou a extensa agenda ESG da Toyota. A sigla faz referência à incorporação de uma série de princípios ambientais, sociais e de governança para a promoção de negócios mais sustentáveis e responsáveis dentro das empresas.
Na área ambiental, a montadora, que é líder em vendas de veículos no mundo, se comprometeu, por exemplo, com o processo de eletrificação do portfólio na busca pela descarbonização. Na área social, a Toyota investe na educação para inclusão, educação no ambiente de trabalho e mobilidade, para citar algumas ações. No que tange à governança, a montadora quer trabalhar pela competitividade na indústria e fortalecer programas de governança eficazes em ética e compilance, entre outros.
“No contexto do Brasil e região, vemos nos híbridos uma ponte para a neutralidade de carbono, porque é uma solução que leva em conta nossa infraestrutura, matriz energética, disponibilidade de biocombustível (etanol) e interesse de compra dos consumidores”, comenta o diretor. Ele acrescenta que a tecnologia híbrida flex já está acessível no Brasil e proporciona a vantagem de controlar emissões de carbono desde já.
“Mas não paramos por aí: já começamos promissores estudos utilizando etanol em conjunto com a tecnologia híbrida plug-in. Além de ser uma iniciativa pioneira da marca, é mais um passo em direção ao protagonismo do Brasil no desenvolvimento de modelos mais sustentáveis”, complementa.
Roberto Braun, que tem mais de 27 anos de experiência no setor automobilístico e é também Presidente da Fundação Toyota e porta-voz da área de ESG da Toyota do Brasil, destacou ainda outras inovações, como a evolução no setor de hidrogênio, com um veículo de célula de combustível, o Mirai. Segundo ele, o hidrogênio apresenta uma promessa substancial para a descarbonização do planeta, em virtude de sua abundância.
A eficiência dos modelos híbridos, as novas tecnologias associadas, o investimento que a Toyota vem fazendo no Brasil e os próximos passos rumo aos novos modelos de carro para atender ao desafio da neutralidade de carbono são alguns dos temas que estão na entrevista a seguir: