Aos que já frequentam o charmoso salão do Pobre Juan, localizado no Shopping Iguatemi, não é novidade que a marca sempre entregou altíssima qualidade em tudo que se propôs a fazer. Mas, por também carregar em sua essência a constante busca por excelência, a marca foi um pouco mais além.
Com quase duas décadas de atuação no mercado e já consolidado como uma das mais conceituadas casas de carnes no país, o Pobre Juan adotou uma atitude inovadora diante da pausa imposta pela pandemia entre 2020 e 2021. A marca, que nasceu com um propósito que vai além da gastronomia - o de celebrar, reunir e construir memórias - aproveitou o período de portas fechadas para investir fortemente em revisitar todos os seus processos com o intuito de trazer ainda mais qualidade e excelência para as suas 15 unidades.
A casa de Brasília foi um dos cases de sucesso das ações implementadas e prova com resultados: obteve um crescimento de 12% em relação a 2022, e 14% em relação a 2019, ano anterior à pandemia.
Na busca em oferecer uma experiência ainda melhor para os clientes na posterior reabertura da casa, tudo foi minunciosamente revisto: processos de cozinha, novos fornecedores de insumos e proteínas, reformas nas casas, aquisição de equipamentos mais modernos, e criação de uma Universidade Corporativa com novos treinamentos. Uma nova era de um grande projeto de melhorias cujo resultado já é perceptível a quem hoje entra no Pobre Juan, e que inclusive, já ganha certificações como o recém conquistado selo Green Kitchen.
Toda a experiência acumulada em 19 anos de existência rendeu ao Pobre Juan prêmios em diversas praças, como Veja Rio - Comer & Beber, O Globo - Especial Água Na Boca, Wine Spectator, Época Rio, Prazeres Da Mesa, entre outros.
Isso se deve, especialmente, à revisita da marca nos processos com os alimentos. Utilizando técnicas rigorosas de higiene, além da manipulação e armazenamento de insumos nas condições de temperatura ideais, os estabelecimentos garantem a segurança dos pratos oferecidos aos clientes. Os fornecedores do Pobre Juan também entram como colaboradores para o sucesso da marca. Empresas de alta credibilidade no mercado, partilham de um cuidado especial com a qualidade de seus processos e produtos.
No âmbito do carro-chefe, que são os cortes de carnes, até mesmo a seleção dos animais é levada em consideração. Segundo Cristiano Melles, um dos sócios da marca, no momento da pandemia, foi realizada uma pesquisa de melhoria de qualidade de proteína e hoje, grande parte desse produto é importado do Uruguai.
Um dos exemplos dos muitos processos da marca é a padronização de seus pratos. Tanto na qualidade dos insumos quanto na estética. “Para se ter uma ideia, os palitos de cenoura que são servidos no couvert da casa precisam ser cortados na medida padrão, exatamente na mesma espessura. Cuidamos de cada detalhe” afirma Melles.
Um grande destaque dessa nova fase é a criação da Universidade Pobre Juan (UniPJ), uma plataforma de educação interna na qual os colaboradores têm acesso a cursos em diversos temas relacionados à acolhimento, hospitalidade, gastronomia e qualidade de vida. A iniciativa tem dado muito certo por dois motivos: ao mesmo tempo que a marca garante a padronização de seus treinamentos, agregando mais valor aos serviços, vai também fomentando oportunidades de crescimento para seus funcionários, transformando vidas.
“Manter o mesmo padrão de qualidade em todas as operações é de fato desafiador, mas fazemos disso o nosso compromisso diário. Como temos processos muito bem alinhados e agora, a Universidade Corporativa Pobre Juan, os desdobramentos se tornam mais práticos. Além disso, contamos com o apoio de uma equipe regional em cada área como marketing, gastronomia e operações, que acompanham as unidades mensalmente”, comenta Melles.
As conquistas alegram a marca e, para manter o seu ritmo de celebração, o ano de 2024 será marcado por comemorações. “Em 2024, vamos festejar 20 anos de história. Essas comemorações vão se desdobrar ao longo do ano em ações que a marca vai promover nas várias cidades onde está presente, e o alto padrão de qualidade estará em cada detalhe, inclusive nesse momento de celebração”, conta.
Sobre a casa de Brasília
Com muita dedicação, paixão e entrega, a casa de Brasília obteve uma performance exemplar nesse projeto do Pobre Juan. Tão importante quanto a primorosa seleção do que há de melhor em cortes premium, são as pessoas que compõem a equipe da casa: mais afinadas do que nunca, elas não medem esforços para que tudo ali dentro flua de maneira extremamente agradável.
A ideia é entregar um momento único com texturas e sabores. Soma-se a isso, uma decoração elegante, que mescla o contemporâneo e o rústico, e assim sentimo-nos convidados a admirar seus ambientes sem pressa. Sua adega suspensa é um charme a parte, abrigando cerca de 2.000 garrafas e mais de 130 rótulos. Destaque também para o “core” do restaurante: sua parrilla, estrategicamente posicionada para ser vista de qualquer canto do salão. Para os dias mais frescos, sentar na varanda também se torna uma excelente opção.
A casa oferece menus fechados para eventos sociais ou corporativos, que podem incluir café da manhã, almoço, jantar ou mesmo um coquetel com serviço volante, além de equipamentos audiovisuais para apresentações, acessibilidade e estacionamento privilegiado.
Serviço - Pobre Juan Brasília
Onde: Shopping Iguatemi Brasília, Lago Norte - piso térreo
Quando: Almoço, de segunda a sexta-feira: 12h às 15h; sábado: 12h às 23h; domingo: 12h às 20h. Jantar, segunda a quinta-feira: 19h às 22h; sexta: 19h às 23h; sábado: 12h às 23h; domingo: 12h às 20h
Para mais informações e reservas: (61) 98100-4640 / (61) 3034-5727 ou pelo e-mail comercial.brasilia@pobrejuan.com.br