Matéria escrita por Gabriella Collodetti, jornalista do CB Brands, estúdio de conteúdo do Correio Braziliense.
Desde novembro, a Multiplan promove a campanha "Arrecadômetro de Natal". Para participar, os clientes devem cadastrar as notas fiscais de compras efetuadas nos shoppings do grupo no aplicativo Multi, disponível gratuitamente para Android e IOS. As notas podem ser enviadas via imagem ou QR Code; e cada uma equivale à doação de R$ 0,10. Ao final, a companhia irá dobrar todo o valor arrecadado, multiplicando o impacto das contribuições.
“O ‘Arrecadômetro de Natal’ foi desenvolvido com o objetivo de ajudar famílias em situação de vulnerabilidade nesta época especial do ano. A iniciativa começou em 2021, com alguns shoppings da rede em São Paulo”, conta Vander Giordano, vice-presidente institucional da Multiplan. As notas fiscais cadastradas pelos clientes terão os seus valores convertidos em alimentos e destinados a entidades de apoio a causas sociais. O projeto faz parte do hub de responsabilidade social da empresa, conhecido como "Multiplique o Bem".
Neste ano, pela primeira vez, a ação será válida para todos os shoppings que fazem parte da Multiplan. Ao todo, a rede tem 20 unidades em operação em grandes mercados consumidores do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal e Alagoas. Na capital, o centro de compras e experiências que faz parte do portfólio da companhia é o ParkShopping, um dos empreendimentos comerciais mais completos e sofisticados da cidade.
"Esperamos que o público se engaje nessa campanha, pois entendemos que cada shopping é um ponto de convergência, que atrai milhares de pessoas, gerando oportunidades e visibilidade para os desafios que a sociedade enfrenta todos os dias. Para nós, liderança representa responsabilidade", destaca o vice-presidente.
Em 2022, a campanha resultou na doação de alimentos, que beneficiaram mais de 1.500 famílias por meio dos shoppings de São Paulo, como MorumbiShopping, ShoppingVilaOlímpia, ShoppingAnáliaFranco, ParkShoppingSãoCaetano e JundiaíShopping. Neste ano, com o envolvimento de toda a rede, a expectativa é de beneficiar mais de sete mil famílias. A ação se estenderá até o dia 31 de dezembro.
Atuação solidária no DF
Estreando na campanha “Arrecadômetro de Natal”, o ParkShopping conta com a solidariedade do público de Brasília. “A expectativa com a ação é engajar os clientes do PKS a participarem dessa corrente de solidariedade em prol da formação de 240 crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto Promocional Madalena Caputo”, informa Anna Aimée Codeço, gerente de marketing do ParkShopping.
O valor arrecadado será destinado a promover o apoio socioeducativo para as crianças, financiando cursos de formação em artesanato, costura, serigrafia, entre outras atividades aos adolescentes. Para a superintendente do ParkShopping, Natália Vaz, a iniciativa transformará a vida de pessoas e, consequentemente, também da sociedade. "É mágico quando, ao ajudar o próximo, você percebe que está ajudando a si mesmo a ser uma pessoa melhor e a fazer desse mundo um lugar mais justo", comenta.
Natália destaca ainda que, muitas vezes, as pessoas não têm tempo ou não sabem como e quem ajudar por não conhecerem instituições de credibilidade e que fazem um trabalho sério. “Nosso papel é ser um meio para o bem: facilitar esse processo, promovendo, avaliando e validando as instituições beneficiadas, controlando a arrecadação e entregando, em mãos, ao destino certo. Tudo isso, com total transparência e seriedade”, complementa.
Multiplique o Bem
A Multiplan lançou em 2015, o "Multiplique o Bem", hub de iniciativas sociais atuante em seis pilares: educação, saúde, esporte, cultura, direitos humanos e proteção aos animais. “O propósito é contribuir com o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas e com o desenvolvimento das comunidades onde nossos empreendimentos estão presentes, gerando um impacto positivo”, explica Leandro Tasca, gerente de marketing da Multiplan.