Jornal Correio Braziliense
APRESENTADO POR COLÉGIO MARISTA

Feira de profissões abre inscrições gratuitas para todos os estudantes do DF

Iniciativa do colégio Marista da Asa Sul, o evento terá programação especial, das 8h às 14h, para auxiliar na formação dos alunos de Brasília

No próximo sábado (20), o colégio Marista (615 Sul), mais conhecido como Maristão, realizará a Feira de Profissões de 2023, das 8h às 14h. Com inscrições gratuitas, abertas para todos os estudantes do Distrito Federal, a instituição busca apresentar diferentes possibilidades para os jovens construírem o futuro. Para participar, é necessário realizar o cadastro no site do evento (https://encurtador.com.br/kpyEV).

Em sua nona edição, a feira mantém o incentivo à diversidade de cursos para formação superior dentro das universidades particulares e públicas, nacionais ou estrangeiras, além de apresentar as possibilidades de carreiras. Quando o Maristão trouxe a iniciativa, o formato contava com pequenas palestras para os alunos do ensino médio da própria rede. Com o tempo, o evento foi ampliado e, atualmente, é aberto para a comunidade externa para promover impacto social com o convite para as escolas públicas da região.

"É uma forma dos estudantes refletirem sobre o seu futuro e construírem o seu projeto de vida. Hoje, abrimos para os estudantes dos anos finais do ensino fundamental justamente para eles terem um tempo maior de escolha, participarem de atividades makers, oficinas e palestras de cursos diferentes para quando estiverem no final do ensino médio, estarem apropriados de sua escolha”, explica Luiz Ricardo Odonnell Timm, diretor geral do colégio Marista Asa Sul.

Divulgação -

Na data, o colégio oferecerá oficinas, atividades especiais, palestras, roda de conversas com profissionais que passaram pela instituição, estudantes de universidades locais particulares e públicas que também estudaram na rede Marista.

Além disso, os participantes da feira contarão com a presença de empresas juniores da Universidade de Brasília (UnB), que são formadas e geridas por alunos de cursos superiores. Constituídas com fins educacionais, elas têm como objetivos principais a aproximação com o mercado de trabalho e o fomento do aprendizado prático na área de formação do universitário. “Neste ano, teremos também um stand institucional da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e uma área de internacionalização com a Embaixada dos Estados Unidos”, informa Timm.

Divulgação - Luiz Ricardo Odonnell Timm, diretor geral do colégio Marista Asa Sul

A Embaixada do Japão também estará presente no evento para trazer, de forma explicativa, um programa gratuito para quem deseja cursar universidades japonesas. Ainda na programação, a feira receberá parceiros do Marista, como a empresa Daqui Pra Fora, consultoria educacional responsável em preparar estudantes brasileiros para processos seletivos de universidades estrangeiras; e também o American Academy, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que auxilia no esclarecimento de dúvidas para aqueles que buscam uma formação internacional.

Para Timm, é um momento especial para o Marista, principalmente devido à presença de famílias maristas que estarão nos palcos dos anfiteatros, em rodas de conversas sobre carreiras nas áreas de saúde, serviços públicos e empreendedorismo.

Divulgação -

O sentimento da retomada do evento, aberto ao público, também possui grande valor para a instituição. “Estamos oportunizando aos jovens um leque de possíveis caminhos para serem seguidos na educação superior e no mercado de trabalho. Com a nossa feira, será possível também proporcionar momentos de descontração e fortificação dos relacionamentos interpessoais da nossa comunidade”, indica.

Divulgação -
Divulgação -
Divulgação -

Participações especiais

De acordo com Timm, diretor geral do Marista da Asa Sul, o planejamento da Feira de Profissões de 2023 iniciou com a criação de grupos com representantes de turmas e professores tutores do ensino médio. Para dar início à estruturação do evento, foi enviado um formulário para os estudantes da rede a fim de entender a expectativa dos adolescentes.

Parte da programação, Noslen Borges foi amplamente citado na pesquisa interna da instituição e estará presente na ocasião para palestrar sobre a importância de uma boa comunicação para o mercado de trabalho. O professor é dono do maior canal de ensino de Língua Portuguesa do YouTube, com mais de quatro milhões de inscritos.

“O professor Noslen ‘fala’ a língua dos jovens e pode entregar de forma divertida o assunto em questão e trazer um pouco da sua experiência no ramo digital, que cresceu exponencialmente após a pandemia. A comunicação é um elemento essencial para o mercado de trabalho. Noslen vai auxiliar nesta questão e, consequentemente, reforçará a importância da disciplina de Língua Portuguesa para a vida dos estudantes”, destaca.

Para reforçar o momento de palestras, o Marista receberá também Rony Ahlfeldt, diretor de Estratégia e Mercado do Marista Brasil, que abordará as tendências do mercado. Timm avalia que o professor, que faz parte da comunidade escolar, trouxe mudanças positivas para o colégio. Segundo o diretor, Rony possui uma trajetória consolidada e, com base na sua expertise, apresentará as tendências de mercado e aspectos profissionais essenciais para ser um profissional de sucesso em um mundo cada vez mais tecnológico e em constante mudança.

Divulgação -

A instituição

Responsável por proporcionar uma educação integral que alia ensino à formação humana, o colégio Marista atua há seis décadas no Distrito Federal. O aprendizado da instituição é guiado por experiências e práticas diferenciadas, educação consolidada e base sólida para a vida.

"Com uma equipe de profissionais qualificados, prezamos pela língua inglesa no nosso currículo, com metodologia comunicativa e vivências internacionais. Oferecemos ensino em período integral, atividades artísticas, culturais e esportivas e ensino médio com future skills, que ajudam a preparar os estudantes para as demandas atuais do mercado de trabalho", ressalta Timm.

Matéria escrita pela jornalista Gabriella Collodetti