Matéria escrita por Gabriella Collodetti, jornalista do CB Brands, estúdio de conteúdo do Correio Braziliense.
Oferecer uma educação de qualidade, criativa e inovadora é a missão da Escola Arara Azul, localizada em Águas Claras e com mais de 20 anos de tradição na capital. Sabe-se que as araras-azuis são aves com grande beleza e liberdade. Nesse sentido, buscando remeter a esse simbolismo e dando luz ao próprio nome, a instituição, que inspira-se no animal, preza por oferecer uma unidade de ensino com uma infraestrutura cativante em uma área verde de 25 mil metros quadrados. Esses aspectos são determinantes para o projeto pedagógico, que busca transpor as barreiras físicas de sala de aula.
“Em nossa escola, acreditamos que a educação vai além das paredes de uma sala de aula. Como uma escola campestre, nos orgulhamos de oferecer um ambiente de aprendizado que se integra harmoniosamente com a natureza. Nosso projeto pedagógico é cuidadosamente elaborado para aproveitar ao máximo as áreas externas, incluindo nossa Mini Fazendinha, criando experiências de aprendizagens significativas e enriquecedoras”, conta Niara Borges, diretora pedagógica.
Espaço onde os estudantes podem observar e interagir com os animais, a Mini Fazenda permite que os alunos aprendam sobre biologia, ecologia e, ainda, habilidades voltadas à responsabilidade e cuidado com o meio ambiente. Segundo Niara, essas experiências diretas com a fauna e a flora despertam o interesse dos alunos, promovendo um aprendizado ativo e engajador. Para a pedagoga, a integração entre teoria e prática, do ambiente interno com o externo, é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e engajados com o mundo ao seu redor.
Para a instituição, no processo de ensino de um indivíduo, o contato com a natureza é um aspecto essencial para a consolidação da aprendizagem. Por isso, na Arara Azul, há o investimento na educação ambiental como um projeto para promover o desenvolvimento intelectual, o pensamento crítico e a inteligência emocional, visando a saúde física e mental das crianças. A diretora pedagógica ressalta que a instituição se orgulha em ser uma referência em educação devido a proposta de ensino inovadora, que tem conquistado a confiança e o apreço de pais e alunos da capital.
“Nossa abordagem é cuidadosamente planejada para atender às necessidades educacionais da contemporaneidade, combinando inovação, tradição e um profundo compromisso com o desenvolvimento integral de cada aluno. O que nos diferencia é a maneira como integramos as dimensões acadêmica, social e emocional no processo de ensino-aprendizagem. Sabemos que a educação vai além do simples acúmulo de conhecimentos; ela envolve o desenvolvimento de habilidades críticas, a formação de valores e a preparação para os desafios do futuro”, contextualiza.
Por isso, ela indica que o projeto pedagógico foi criado para promover uma aprendizagem ativa e significativa, onde os alunos são incentivados a pensar de forma independente, a colaborar com os colegas e a aplicar o conhecimento em situações reais. Além disso, a escola valoriza o diálogo constante com as famílias, reconhecendo a importância da parceria entre escola e pais para o sucesso educacional dos estudantes. Essa relação próxima e colaborativa é um dos pilares que fortalece a comunidade escolar e faz com que pais e alunos se sintam acolhidos e seguros na Escola Arara Azul.
Laboratório vivo
Um grande diferencial da Arara Azul está relacionado, segundo Niara, a ferramenta pedagógica chamada laboratório vivo. De acordo com a diretora pedagógica, ele é o coração pulsante da abordagem educativa. Para ela, essa experiência prática, quando aliada ao ensino teórico, permite que os alunos compreendam de forma mais profunda e duradoura os conceitos aprendidos em sala de aula.
"Estamos orgulhosos de, ano após ano, mediar a aprendizagem dos nossos alunos através desse recurso único e significativo. O conceito refere-se à nossa prática de integrar o ambiente natural e as atividades práticas cotidianas diretamente ao processo de ensino-aprendizagem. Ao transformar a escola em um espaço onde o conhecimento é experimentado de forma tangível, proporcionamos aos nossos alunos uma educação que valoriza a observação, a investigação e a experiência direta com o mundo ao redor", contextualiza.
Cada área da escola, desde os jardins até a Mini Fazenda, funciona como um espaço de descoberta, onde a teoria encontra a prática de forma dinâmica e envolvente. Os alunos têm a oportunidade de aprender em contextos reais, seja observando o crescimento das plantas, estudando o comportamento dos animais ou entendendo os ciclos da natureza em tempo real.
“Estamos cientes de que esse ‘laboratório vivo’ é um diferencial valioso que enriquece a formação dos nossos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo com uma visão mais ampla e integrada. A cada ano, renovamos nosso compromisso em valorizar e potencializar esse aspecto significativo da nossa escola, cientes de que ele faz toda a diferença na educação de qualidade que buscamos oferecer”, indica.
Exploração sensorial e descoberta
Eunia Maria, diretora geral e mantenedora da Escola Arara Azul, destaca que a instituição possui o compromisso em oferecer uma educação contínua e adaptada às necessidades de cada faixa etária, garantindo que os seus alunos não apenas adquiram conhecimento, mas também se tornem cidadãos conscientes e engajados.
Para isso, na educação infantil, busca-se explorar o mundo ao redor com o intuito de promover atividades voltadas para o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional das crianças. “A escola oferece um ambiente que estimula a curiosidade natural, permitindo que as crianças aprendam através do brincar e da interação direta com o ambiente”, informa. Nesse sentido, a diretora ressalta que a educação personalizada, especialmente nessa fase, é fundamental.
Ela pontua que, dessa forma, o processo de ensino é moldado para atender às necessidades específicas de cada criança, respeitando o ritmo de desenvolvimento de cada uma. A aprendizagem acontece de forma lúdica e espontânea, incentivando a autonomia e a confiança. Já no ensino fundamental, o objetivo é alcançar uma profundidade de conteúdo, pois o lado acadêmico ganha complexidade.
“As disciplinas são trabalhadas deforma integrada, e o conhecimento é construído a partir de uma base sólida adquirida na educação infantil”, explica. Na prática, o ensino continua a ser conectado ao ambiente natural, mas com um enfoque maior na aplicação prática do conhecimento. “Desenvolvemos o pensamento crítico, o que é muito importante incentivar a capacidade de resolver problemas e os alunos são desafiados apensar de forma independente e a trabalhar em projetos que integram diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma aprendizagem significativa”, complementa.
Eunia ainda ressalta que outro aspecto de relevância na Escola Arara Azul diz respeito à educação para a cidadania, o que promove um fortalecimento dos alunos para encorajá-los a participar ativamente de projetos sociais e ambientais, desenvolvendo uma visão crítica e responsável do seu papel na sociedade.
“Aqui, preparamos os alunos para o futuro acadêmico e pessoal, pois acreditamos que é na escola que preparamos uma solidez para os desafios futuros, tanto acadêmicos quanto pessoais. Nossos alunos são acompanhados de perto para que possam desenvolver as habilidades e competências necessárias para a próxima etapa de suas vidas educacionais”, comenta.
Aprendendo inglês com a natureza
Além de cuidar do projeto de educação ambiental, Maria Oliveira é coordenadora de inglês na Escola Arara Azul. Unindo as duas frentes, a profissional destaca que a instituição valoriza o desenvolvimento integral dos seus alunos sempre com a conexão com a natureza. Com a aprendizagem de outro idioma, isso não poderia ser diferente.
"A disciplina de inglês está fortemente associada à educação ambiental na nossa escola. As aulas de inglês são planejadas para incluir temas relacionados ao meio ambiente, onde os alunos aprendem o vocabulário específico, exploram textos e discutem questões ecológicas. Essa abordagem interdisciplinar faz com que a aprendizagem da língua estrangeira seja mais envolvente e relevante, já que os alunos conseguem aplicar o que aprendem em situações reais dentro do projeto de educação ambiental", explica.
Maria ressalta que a inserção da língua inglesa acontece de maneira natural e integrada às atividades do projeto. Durante as práticas de educação ambiental, os alunos são incentivados a usar o inglês para descrever o que estão fazendo, discutir as características da flora e fauna, e até mesmo conversar com os colegas sobre as atividades do dia. "Isso não só enriquece o vocabulário deles, mas também fortalece a comunicação e o pensamento crítico, tudo isso em um contexto real e significativo", avalia.
Para a coordenadora, o projeto de educação ambiental oferece inúmeros benefícios aos alunos, desde o aumento da conscientização sobre questões ecológicas até o desenvolvimento de habilidades práticas, como o plantio, reflorestamento e a compostagem. “O contato direto com a natureza melhora a saúde emocional e física dos estudantes, proporcionando um ambiente de aprendizado mais tranquilo e estimulante. Através das atividades ao ar livre e da interação com os animais, as crianças aprendem sobre a interdependência entre seres vivos e desenvolvem uma relação mais harmônica com o mundo ao seu redor”, destaca.