
Uma menina de 2 anos morreu após se engasgar ao comer uma pitomba em Pavussu, no interior do Piauí. O engasgo ocorreu na noite de quarta-feira (19/2). A criança foi levada à unidade de saúde, mas não resistiu.
O prefeito de Pavussu, Winincius Valério, decretou luto oficial no município nesta quinta-feira (20/2). "Nossa cidade se recolhe em pesar pela morte trágica e tão precoce. Que Deus a recebe em sua glória", publicou nas redes sociais.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde disse que a situação foi uma "fatalidade, que infelizmente não pôde ser evitada a tempo". A informação é do portal ClubeNews.
A creche em que a menina frequentava também lamentou o ocorrido por meio de declaração oficial. "(Ela, a criança) trouxe alegria e sorrisos para nossas vidas, e sua ausência deixará uma lacuna imensurável em nossa comunidade. Que as memórias dos momentos felizes que compartilhamos sirvam de conforto neste momento difícil", informou.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
"Estamos unidos em solidariedade e apoio à família oferecendo nossas mais sinceras condolências, que a paz e o amor possam envolvê-los neste momento de luto", completou a instituição.
O Correio tenta contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Pavussu em busca de mais informações. Em caso de resposta, a matéria será atualizada.
Engasgos
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), 84% dos engasgos ocorrem em menores de 5 anos, uma vez que os pequenos não têm capacidade de mastigar alimentos de forma completa. Além disso, as crianças nessa idade são muito ativas enquanto comem e têm hábito de colocar objetos na boca.
Os principais causadores de engasgo, segundo a organização, são alimentos como milho, pipoca, nozes, amendoim, feijão, salsichas e fragmentos de ossos; bem como peças de brinquedos, bolinhas, moedas, tampas de canetas, tachinhas, pinos, clipes de papel, parafusos, balas e bexigas.
Conforme os especialistas, deve-se tomar cuidado com alimentos e objetos que possam se amoldar na via aérea, como ocorreu com a pitomba.
Confira mais recomendações da SBP:
- Orientar a criança para não colocar pequenos objetos entre os lábios ou na boca;
- Verificar se os brinquedos estão em boas condições e são adequados à idade;
- Garantir que a criança esteja acordada e bem alerta antes de oferecer comida;
- Não deixar que a criança ou bebê se alimente deitado;
- Não oferecer comida ou bebida para a criança ou bebê enquanto estiver andando, brincando, falando, chorando etc.