Chegou a dez o número de mortos devido às fortes chuvas que atingiram a região do Vale do Aço, em Minas Gerais, na madrugada deste domingo (12/1), provocando inundações e deslizamentos. O número foi confirmado em uma entrevista coletiva concedida pelo prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, junto de representantes das forças de segurança.
Nove mortes foram registradas em Ipatinga e uma em Santana do Paraíso, cidade vizinha. Entre os mortos, dois são crianças. As chuvas também deixaram uma pessoa ferida e outra desaparecida, além de 150 pessoas desalojadas.
Segundo o prefeito, além do temporal de sábado, o fato de ter chovido há dias na cidade deixou a terra encharcada e potencializou os deslizamentos de terra. No Bairro Bethânia, que teve seis mortes, choveu 204 mm ao longo da madrugada.
Os outros bairros mais afetados foram Vagalume, Vila Celeste, Forquilha, Canaã, Bom Jardim, Esperança, Bom Retiro e Jardim Panorama. "Praticamente quase toda a cidade teve algum problema", detalhou o prefeito.
Ainda segundo o prefeito, já na madrugada foi montada uma força-tarefa junto à Defesa Civil para prestar auxílio à população depois das fortes chuvas.
“A prioridade do momento é salvar vidas, prestar assistência para os mais prejudicados, para aqueles que perderam suas casas, e para quem está em locais de risco de novos deslizamentos”, explica.