VIOLÊNCIA

Ano começa com quatro jovens vítimas de balas perdidas no Brasil

Ocorrências foram registradas em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e no Espírito Santo e seguem sendo investigadas pelas polícias locais

Pelo menos quatro casos chocantes marcaram o início de 2025 no Brasil, envolvendo jovens atingidos por tiros em pleno Réveillon. As ocorrências foram registradas em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e no Espírito Santo e seguem sendo investigadas pelas polícias locais.

O primeiro caso ocorreu na Zona Leste de São Paulo, onde Matheus Souza Hohne, 9 anos, foi atingido por uma bala na nuca enquanto celebrava o Ano Novo em frente à sua casa, no bairro de São Mateus.

O incidente foi registrado por câmeras de segurança, que mostram o momento em que Matheus brincava com o pai na calçada. Às 0h12, ele caiu no chão e começou a sangrar, sendo levado às pressas para o Hospital Estadual Sapopemba. Apenas após uma tomografia foi descoberto que um projétil estava alojado em sua cabeça.

A bala, que atingiu a medula, não pode ser removida, deixando o menino com limitações de movimento em uma das pernas. Ele segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Helena, em estado estável. O caso foi registrado como tentativa de homicídio no 69º Distrito Policial de Teotônio Vilela e está sendo investigado pela Polícia Civil.

Tragédia no Espírito Santo

No Espírito Santo, a tragédia aconteceu no bairro José de Anchieta II, na Serra. Um menino de 12 anos foi atingido por um disparo de arma de fogo enquanto dormia em sua casa. Segundo relatos do pai à Polícia Militar, tiros foram disparados na rua e um dos projéteis atingiu a residência, ferindo o adolescente. A vítima chegou a ser levada para o pronto-socorro do Hospital Infantil de Vitória, porém não resistiu aos ferimentos. O Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP) investiga o caso.

Em plena praia

No Rio de Janeiro, uma jovem de 14 anos foi baleada no braço direito, durante os festejos de fim de ano, na praia de Copacabana. Pelas redes sociais o pai da adolescente, Ayrton Lacerda, que também foi baleado na coxa, relatou que precisou socorrer a filha, carregando-a nos braços e atravessando a multidão que ocupava as ruas do bairro. “Minha filha tomou um tiro no braço. Eu tive que carregar ela no braço, cara, no braço, pular a barreira. Sorte que veio um cara do bombeiro e me ajudou a carregá-la”, relatou emocionado. Após ser levada para o Hospital Municipal Souza Aguiar, na região central da cidade, a jovem foi atendida e liberada no mesmo dia. O caso foi registrado na 4ª e será investigado pela 12ª DP.

No primeiro dia do anos, em Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife, um homem foi assassinado a tiros e seu filho de 4 anos acabou baleado e está internado no Hospital da Restauração (HR). O homem de 46 anos, que não teve a identidade revelada pelas autoridades que investigam o caso, morreu no local do crime. A reportagem do Correio tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa do Hospital da Restauração para saber sobre o estado de saúde do menor, mas não obteve retorno.

Mais Lidas