Bianca Miranda — a mulher atingida por fogos de artificio enquanto celebrava o ano novo em um apartamento, em Navegantes (SC) — afirmou que a prefeitura da cidade catarinense não fez nenhum contato nem está prestando qualquer tipo de apoio.
"Quero deixar claro que a prefeitura de Navegantes não entrou em contato até agora. Eles [a prefeitura] estão emitindo notas em matérias afirmando que estão em contato e prestando apoio. Mas até agora não entraram em contato com nós. A gente está aguardando", disse Bianca, que publicou série de stories comentando o caso no Instagram na manhã desta quinta-feira (2/1).
Ao alegar que não tem sido assistida pela prefeitura da cidade, Bianca referiu-se à nota emitida pelo município que se comprometeu a prestar "toda assistência ao casal". No comunicado da prefeitura de Navegantes, também foi anunciado que a empresa contatada para montar os fogos do réveillon estava regular.
"A empresa licitada possuía todas as credenciais exigidas e os fogos foram montados por brigadistas como determina a legislação. A Prefeitura lamenta o incidente e reforça seu compromisso de transparência na apuração do caso e vai prestar toda assistência ao casal", afirmou.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Nos vídeos, Bianca também contesta a informação de que os fogos foram instalados por brigadistas e comenta o estado de saúde. Ela afirma que as dores estão controladas porque está sob efeito de remédios.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) também se manifestou indicando que "diligências adicionais serão avaliadas, como a pertinência de ações de perícia no local".
Bianca Miranda, que viajou à cidade de Navegantes para passar o réveillon com o companheiro Victor Frasca, publicou um vídeo do momento que foi atingida, no apartamento onde estava. Confira:
No vídeo, é possível identificar uma emissão lateralizada de fogos, enquanto a maioria é apontado para cima. A prefeitura de Navegantes foi questionada pelo Correio sobre a possível falta de apoio, anunciado por Bianca, e o fato de que uma explosão ocorreu para o lado.
Em nota, afirmou ter instaurado um procedimento administrativo contra a empresa responsável pela soltura dos fogos de artifício na noite de ano novo. "A Procuradoria Geral do Município instaurou um Procedimento Administrativo de Inexecução Contratual para aplicar as medidas de responsabilização cabíveis".
Quanto à queixa de falta de assistência à mulher atingida pelos fogos, a prefeitura reafirmou estar em contato com a mulher. "O secretário de Saúde de Navegantes, Pablo Sebastian Velho, está em contato direto com o casal para o atendimento e acompanhamento necessários", diz a nota.